Já anunciada nas previsões do tempo as temperaturas até o final de julho é de mínimas abaixo de º0. Numa tentativa de evitar que seres humanos que estão dormindo nas calçadas morram, literalmente, de frio, a Prefeitura Municipal por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Assistência Social está oferecendo pernoites para abrigar e proteger do frio pessoas em situação de rua em um abrigo provisório montado no centro da cidade.
A iniciativa conta com o apoio direto do prefeito Osmário Portela que fez questão de participar da escolha estratégica do local. Segundo o Secretário de Assistência Social Jucinei Luis, a ideia partiu de uma conversa com a Coordenadora do CREAS, Tatiane Queiroz e com as Técnicas do CRAS e do CREAS que ficaram preocupadíssimas com as previsões de quedas bruscas de temperaturas.
"O Abrigo foi montado em um local estratégico no Centro da Cidade e está em funcionamento a alguns dias. Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social percorre as ruas durante a noite e caso verifiquem alguém em situação de rua realizam a abordagem social e encaminham para o abrigo. No local, além de uma cama quentinha recebem alimentação e o mais importante, atenção", disse o Secretário.
Prefeito Osmário destacou a preocupação “Nós no conforto de nossas casas, com fogão a lenha, banho quente, boa alimentação já passamos frio, imagina essas pessoas. É nosso dever somar uma pequena parcela para que possa amenizar a dor do frio, uma das piores dores. Essas pessoas não estão assim por que querem, e indiferente de qualquer coisa são serem humanos, atenção”.
Quem souber de alguma pessoa em situação de rua dormindo ao relento pode entrar em contato pelo telefone (45)99995-4691 e solicitar a abordagem noturna.