Bolsonaro autoriza antecipação do 13º de aposentados e pensionistas - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Bolsonaro autoriza antecipação do 13º de aposentados e pensionistas

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, nesta 3ª feira (4.mai), o decreto que autoriza o pagamento antecipado do décimo terceiro para os aposentados e pensionistas do INSS. A primeira parcela será paga entre 25 de maio e 08 de junho. O restante do valor será pago entre 24 de junho e 07 de julho. Normalmente, o 13º salário dos pensionistas é pago nos meses de agosto e novembro. 

A equipe econômica estima que a antecipação vai permitir que circule na economia mais de R$ 50 bilhões de reais. A medida não tem impacto no orçamento porque é uma despesa já prevista pelo Ministério da Economia. A antecipação do abono anual vinha sendo prometida pelo ministro Paulo Guedes desde janeiro.

O governo destacou que a grande maioria dos beneficiários são pessoas idosas, doentes ou inválidas e que, desse modo, fazem parte dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus. Com a medida, estima-se que essa parcela da população tenha "maior segurança financeira" para enfrentar esse momento da pandemia.