De Planalto á Guaraniaçu, Documentário conta a história do município - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

De Planalto á Guaraniaçu, Documentário conta a história do município

 


Com o objetivo de contar a história do município de Guaraniaçu, o projeto “Planalto Imponente” que foi escolhido pela lei de incentivo à cultura, Aldir Blanc, pode contar com detalhes a história de Planalto (Guaraniaçu) através de um documentário.

O prefeito Osmário Portela destacou a importância do documentário “Sem o passado não a o presente nem futuro, precisamos valorizar os pioneiros e descendentes que fizeram e continuam fazendo parte da história, mostrar também para aqueles não que não conhecem a rica história do nosso município. Com esse material todos poderão ver os valores do nosso povo assim sentiremos cada vez mais orgulhoso da nossa terra, cuidar bem e ter orgulho é o mínimo que podemos fazer”

O Documentário “Planalto imponente” leva este nome pois no processo histórico de colonização do município, primeiramente chamando-se Planalto, algum tempo depois se estabeleceu o nome de Guaraniaçu. Em outro momento, Planalto também é lembrado no hino do município, sendo assim a direção quis contemplar com este nome, para remeter algo histórico, levando o público ao passado, já que contariam história do município.

Com a produção e direção de Ângelo Sluzala e Wellington Sinhuri, o documentário desenvolveu-se com base nos documentos, fotos e outros itens que podem ser encontrados no Museu Histórico Municipal. Tendo como fonte os dados contidos no acervo do município, relatando o que é fato e com fonte de segurança, para contar a história com a veracidade dos fatos.

Como os idealizadores relatam em suas introduções, o projeto foi elaborado com muito carinho, pois os mesmos são filhos de Guaraniaçu, netos de pioneiros, residem aqui, viveram e ouviram muitas histórias. Sentiram-se muito honrados que através desse projeto, conseguiram levar a história de honra que foi construída por cada colonizador que lutou pelo município.

O Documentário foi divido em 4 episódios:

  • “O Planalto imponente, a história”

O qual contou sobre as batalhas, dos derramamentos de sangue, a disputa pela cede do município e das famílias dos pioneiros.

Link: https://www.facebook.com/angelo.sluzala/videos/3394362434026862

  • “ Turismo Religioso”

Neste episódio, contou-se a história de cada ponto turístico religioso que se encontra no município de Guaraniaçu, como a Sepultura Santa, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a ermida Mãe Rainha, e tudo que envolve a religiosidade do município, que se destaca no turismo religioso do estado do Paraná.

Link: https://www.facebook.com/angelo.sluzala/videos/3456380224491749

  • “ 50 anos da Festa das Capelinhas”

Uma das mais tradicionais festas do oeste do estado, também é encontrada neste documentário, onde completou-se 50 anos da edição de suas festividades na Paroquia Nossa Senhora de Fátima, que com belíssimos detalhes contados através dos fiéis que vivenciaram muitos momentos importantes destes 50 anos de festa.

  • “O Planalto nos dias atuais, Guaraniaçu”

Com o progresso e o desenvolvimento chegando ao município, muitas coisas mudaram, este episódio encontramos Guaraniaçu nos dias atuais, com seu destaque na produção agrícola e pecuária, agroindústria, comércio e indústria e demais formas que englobam este progresso do município.

Link: https://www.facebook.com/angelo.sluzala/videos/3738795086250260

De Planalto a Guaraniaçu, muita história pode ser contada; com muitos detalhes pode se ver a produção realizada com muito zelo pela história do município de Guaraniaçu, é de grande valia que cada munícipe conheça um pouco da história de suas origens! Vale a pena conferir!