As
medidas preventivas contra o novo coronavírus modificaram a rotina dentro das
instituições financeiras em todo o mundo. Os atendimentos presenciais não
acontecem na mesma frequência, o que alavancou a popularidade das plataformas
que antes estavam em segundo plano: os aplicativos.
No
último mês, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil,
que tem mais de 4,5 milhões de associados, registrou um aumento de 90% no
número de novos usuários no aplicativo. Já o internet banking registrou um
aumento de 73% no volume de acessos, em relação a um período normal.
Segundo
o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Jairson
Belisario, aplicativos e outros canais fornecidos pela instituição financeira
trazem a solução bancária para as mãos do usuário. “Em um momento que pede
isolamento social, destacamos as possibilidades que trazem conforto e
comodidade, para que o nosso associado tenha acesso aos seus serviços sem sair de
casa. É a praticidade e mobilidade de resolver as demandas quando e onde
quiser”, explica.
Entre
os serviços que podem ser acessados pelos associados estão a quase totalidade
das movimentações financeiras, como consulta de saldos e extratos; consulta à
fatura do cartão de crédito; transferências e pagamentos com a câmera do
celular; gerenciamento de investimentos; consulta de limite de crédito;
simulação e contratação de financiamento; recarga de celular; geração de código
para saque sem cartão nos caixas eletrônicos, inclusão de contas em débito
automático e débito direto autorizado, entre outras praticidades.