PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária a quatro municípios nesta semana - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária a quatro municípios nesta semana

 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará nesta semana serviços de polícia judiciária e orientações para a população de São Mateus do Sul, no Sul do Estado, e de Loanda, Querência do Norte e Paranavaí, no Noroeste. Nos eventos PCPR na Comunidade serão disponibilizados confecção de Carteiras de Identidade Nacional para quem realizou o agendamento prévio, registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, ações de prevenção e medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. 

Os policiais também farão demonstração de perícia papiloscópica para que a população possa conhecer mais sobre um dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. Haverá, ainda, atividades lúdicas para as crianças.

Em São Mateus do Sul o PCPR na Comunidade será de quarta a sexta-feira (26 a 28), das 9h às 17h, no Ginásio do Polacão (Rua Agenor Nascimento, nº 1057). A ação acontecerá em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria de Etado da Justiça e Cidadania (Seju). 

O evento em Loanda será na quarta-feira (26), das 9h às 17h, no Centro de Convivência da Terceira Idade, na Rua Coronel Stélio Farias Lobo, nº 219. Em Querência do Norte, acontece na quinta-feira (27), das 9h às 17h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 2016. E na sexta e no sábado (28 e 29), o PCPR na Comunidade estará em Paranavaí, das 9h às 17h, na Universidade Paranaense (Unipar), localizada na Avenida Humberto Bruning, nº 360, no Jardim Santos Dumont.

As ações em Loanda, Querência do Norte e Paranavaí acontecem em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. “O PCPR na Comunidade é uma ferramenta importante para a população, em que são levados serviços àqueles que mais necessitam. Através desse projeto, os policiais civis realizam um trabalho humanizado, levando informações de qualidade até os cidadãos”, afirma o coordenador do programa, João Mário Goes. 

5,4 MIL PESSOAS ATENDIDAS - Na semana passada, de quarta-feira a sábado (19 a 22), a PCPR levou atendimentos para mais de 5,4 mil pessoas em Curitiba, Matinhos (Litoral) e Maringá (Noroeste). Em Matinhos, o evento foi em parceria com o Paraná em Ação. No Litoral e no Noroeste foram disponibilizadas emissão de Carteira de Identidade Nacional, registro de boletim de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais.  Ao todo, foram confeccionados 1.998 documentos - 872 em Matinhos e 1.126 em Maringá.

Na Capital houve dois eventos na sexta-feira (21). No primeiro, o Festival da Vida, realizado pela Regional do Cajuru, a programação incluiu atividades de assistência social, cultura, saúde, esporte e lazer. O segundo foi o “Dia da Cidadania”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR). A ação envolveu atendimento médico e orientações. Em ambos os policiais civis realizaram orientações e entregaram materiais informativos sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas. 

No Litoral, a delegada Patrícia Nobre ministrou palestra para mais de 50 pessoas sobre bullying. A palestra aconteceu durante a Tarde Inclusiva para pessoas autistas. Ela abordou o bullying e cyber bullying e a implementação da lei que criminaliza a prática. “É  importante que a gente passe conhecimento para todas as pessoas. Nesse evento voltado a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autistas, a ideia é dar informações qualificadas para os pais", explicou a delegada.


AEN