Em nova etapa de modernização, Copel inicia instalação de medidores inteligentes em Cascavel - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Em nova etapa de modernização, Copel inicia instalação de medidores inteligentes em Cascavel

 

A modernização dos serviços de energia elétrica entra em uma nova etapa a partir desta semana, em Cascavel, no Oeste do Estado: os medidores tradicionais de energia serão substituídos por equipamentos inteligentes, que dão ao consumidor o monitoramento do consumo em tempo real, além de facilitar a identificação da falta de energia pela Copel e tornar mais ágil a religação. A instalação inaugural aconteceu nesta quarta-feira (19) no centro de inovação Hub One.

A ação marcou também o início dos trabalhos na terceira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente, que irá abranger ao todo 50 municípios do Oeste paranaense. Destaque na América Latina, o trabalho inclui a substituição dos sistemas de medição e a instalação de equipamentos de comunicação e automação em toda a rede de distribuição da Companhia.

A Rede Elétrica Inteligente acaba de atingir a marca de 800 mil medidores inteligentes instalados em 96 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, e Região Metropolitana de Curitiba. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região Sul do Paraná, é de aproximadamente R$ 820 milhões.

O gerente da Divisão de Projetos Especiais Técnicos da Copel Distribuição, Tiago Augusto Silva Santana, destaca que a atualização tecnológica trará ganhos para todos os segmentos da sociedade. “Ganha o setor produtivo, com menos interrupções no fornecimento e maior agilidade no retorno, quando faltar energia por alguma interferência externa na rede. Ganham também todos aqueles que querem ter mais informação à disposição para controlar seu consumo”.

O presidente da Companhia, Daniel Slaviero, ressalta que o programa integra um conjunto de ações destinadas ao aprimoramento do sistema de distribuição, que está recebendo investimento recorde de R$ 2,1 bilhões ao longo deste ano. “Até o fim de 2024 prevemos chegar a 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. É uma demonstração clara da nossa disposição em entregar ao nosso cliente o que há de mais avançado em termos de gestão da distribuição de energia”, afirma.

TROCA DOS MEDIDORES – O serviço de instalação do medidor inteligente é gratuito e será realizado em Cascavel, bem como nos demais municípios da região Oeste, pela empresa contratada Eletromil. Os profissionais necessitam do acesso exclusivamente ao sistema de medição para o trabalho, que dura aproximadamente 30 minutos com a unidade consumidora desligada. A identificação pode ser conferida no carro e no crachá dos eletricistas.

NOVAS FUNCIONALIDADES – Após a instalação do novo medidor, os consumidores que têm o aplicativo da Copel instalado no celular podem acessar informações sobre seu consumo atualizado ao longo de todo o dia. Os dados podem servir para a identificação de variações decorrentes de hábitos de consumo, ou mesmo da instalação de um novo equipamento na unidade consumidora.

Outro avanço garantido pela rede inteligente é que, com a transmissão automática de dados de consumo para a central da Copel, não haverá mais a necessidade da visita mensal de um leiturista para aferir a quantidade de energia consumida. Desta forma, os clientes que ainda recebem a conta de luz em papel serão convidados a considerar a mudança para o modelo digital, enviado por e-mail, a fim de amplificar os ganhos para o meio ambiente.

Rede Elétrica Inteligente da Copel – Fase 3

50 municípios - 661 mil medidores

Abrangência: Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.


AEN