Academia da Secretaria do Esporte recebe estagiários da Universidade Positivo - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Academia da Secretaria do Esporte recebe estagiários da Universidade Positivo

 

O grupo de idosos e atletas de alto rendimento que treinam na academia da secretaria estadual do Esporte (SEES), localizada na sede da Pasta, no Capão da Imbuia, em Curitiba, serão atendidos por estudantes de fisioterapia da Universidade Positivo. A atividade valerá como estágio obrigatório para os futuros profissionais. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (27) pelo secretário do Esporte, Helio Wirbiski, e o reitor da UP, Roberto Di Benedetto.

O grupo de Idosos e atletas de alto rendimento que treinam na academia da secretaria estadual do Esporte (SEES), localizada na sede da Pasta, no Capão da Imbuia, em Curitiba, serão atendidos por estudantes de fisioterapia da Universidade Positivo.

O novo campo de estágio compreende um ambulatório cedido pela Secretaria do Esporte e o compartilhamento da academia existente na sede. O atendimento também abrange atletas de outras modalidades que utilizam o espaço (ginástica rítmica, ginástica artística, voleibol, futebol de campo e rugby), além servidores da SEES. O secretário Helio Wirbiski afirma que este tipo de parceria era um projeto antigo da SEES. “A equipe da UP já vem atuando na nossa estrutura. Agora a parceria está oficializada como estágio obrigatório dos alunos", explicou.

Para o reitor Roberto Di Benedetto, o estágio de fisioterapia é uma possibilidade inicial que pode abrir campos para outras áreas de conhecimento. “Temos um conjunto de atividades que conseguimos ofertar, como nutrição, psicologia, educação física, e futuramente, quem sabe, até a própria medicina”, disse ele.

Segundo Antonio Carlos Dourado, coordenador da Escola do Esporte da SEES, a aproximação entre as duas instituição busca criar um centro de estágio para os alunos que se encontram na fase final de formação nessa graduação. “O propósito é aproximar o futuro profissional de situações relacionadas ao esporte, como lesões e desequilíbrios musculares, de situações geradas pela prática esportiva”, explicou.

OPORTUNIDADE - O professor de fisioterapia da UP, João Eduardo Azevedo, acredita que o convênio possibilita uma grande oportunidade aos acadêmicos. “Desta forma, eles vivenciam uma experiência diferenciada no processo de formação, voltada à fisioterapia esportiva, enquanto que a comunidade local e os atletas aproveitam-se dos diversos serviços disponibilizados como, por exemplo, reabilitação de lesões esportivas, prevenção de lesões futuras e consequente melhora seu rendimento desportivo”.

Segundo Azevedo, esta oportunidade se abre tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade local, permitindo que o público que frequenta as instalações e projetos da SEES tenha à disposição todo o conhecimento de professores e acadêmicos do último ano do curso de fisioterapia da Universidade Positivo.

SERVIÇO - Os atendimentos estão disponíveis de segunda a sexta, em três horários: das 7h30 às 10h30, das 14h às 17h e das 19h às 22h, cada um com um grupo de oito a dez alunos, sempre acompanhados por um ou dois professores.


AEN