Tornado atinge município de Cascavel (PR), confirma Simepar - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Tornado atinge município de Cascavel (PR), confirma Simepar

 


Um tornado atingiu nesta quarta-feira (4) pela manhã a cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná. A confirmação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A entidade é a principal referência estadual na área de meteorologia. Segundo o Simepar, o evento meteorológico foi classificado preliminarmente como um do tipo F2, que caracteriza ventos de até 250 km/h.


Segundo ele, também com base nas evidências da destruição observada, o tornado foi categorizado como um do tipo F2 pela escala Fujita, escala que vai de F0 até F5. “Os ventos mais intensos podem atingir entre 180 até 250 km/h próximo do ponto de toque com o solo. Esta é uma análise preliminar do evento e iremos analisar mais evidências que chegarem ao Simepar para confirmar essa classificação”, disse o meteorologista.

A Defesa Civil der Cascavel montou uma base para distribuir lonas na cidade. Um balanço parcial do órgão mostra que até o início da tarde desta quarta (4) foram feitos 180 atendimentos e distribuídos nove mil metros de lona.

A região do bairro Santa Cruz foi uma das mais atingidas pelo temporal. “A orientação é agilidade no atendimento e, principalmente, detectar se tem alguma casa que corre o risco de desabar, algum muro, e se tiver evidentemente, que tirar essas pessoas do local, faremos isso”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

O tenente-coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros em Cascavel, disse que logo após o temporal foi iniciada a distribuição de lonas. “No momento, nós estamos com 12 guarnições do Corpo de Bombeiros atendendo a população nesses bairros. Mas claro, soma-se a isso, as equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente, da Guarda Municipal também, ou seja, no total nós passamos de 20 equipes atendendo a população”, diz.

As equipes estão percorrendo todas as áreas atingidas e fazendo os levantamentos dos estragos. “A população pode ficar tranquila que essa força-tarefa vai trabalhar o dia todo para poder atender as suas necessidades. Com certeza, o Corpo de Bombeiros já se mobilizou, distribuiu suas equipes e enquanto a população estiver necessitando de atendimento, estaremos na rua atendendo”, completa o comandante.


TN Online