Estado reforça fiscalização de cargas com excesso de peso no Litoral, RMC e Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Estado reforça fiscalização de cargas com excesso de peso no Litoral, RMC e Sul


 Cinco balanças estão em operação efetiva nas regiões do Litoral, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Sul do Estado. Os equipamentos são operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e servem para fiscalizar cargas com excesso de peso. São fiscalizados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus.


No Litoral, as balanças estão localizadas em Antonina, no km 1 da PR-408; e em Guaratuba, na PR-412, no acesso ao ferry-boat. Ambas são do modelo dinâmico, em que o veículo não precisa estacionar para a checagem. Na RMC, um equipamento estático (checagem feita com o veículo parado) está ativo no km 22 da PR-092, em Almirante Tamandaré.

No Sul, duas das três balanças contratadas já estão funcionando normalmente. Elas estão instaladas em União da Vitória, no km 3 da PRC-280 (estática), e em São Mateus do Sul, no km 426 da PR-151 (dinâmica).


A última balança prevista na Regional Leste do DER/PR será ativada em breve no km 8 da PR-420, em Piên. Inicialmente, ela irá funcionar em caráter educativo como período de testes.


A iniciativa visa coibir o tráfego de caminhões com excesso de carga nas rodovias estaduais, prática que, além de danificar o pavimento, aumenta as chances de acidentes, colocando em risco o condutor e demais usuários. As penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro.


No ano passado, Governo do Paraná investiu para aumentar a fiscalização de cargas pesadas nas rodovias estaduais. O DER/PR firmou cinco contratos, um para cada superintendência, todos com duração até o fim de 2024.

Outras balanças já estão ativadas nas regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul (PRC-466, PR-151 e PR-160), Oeste (PR-317, PR-488 e PRC-467) e Sudoeste (PRC-280 e PR-483). Nos próximos meses, as cinco regionais do DER/PR terão praças de pesagem ativadas em todo Estado. Todos os equipamentos são homologados e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

AEN