SUDOESTE - No primeiro semestre, empresas da região criaram mais de cinco mil empregos - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

SUDOESTE - No primeiro semestre, empresas da região criaram mais de cinco mil empregos

 

O primeiro semestre de 2022 terminou com saldo positivo em geração de empregos na região Sudoeste do Paraná. Pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, entre janeiro e junho foram contratados 49.957 trabalhadores na região e os desligamentos – demissões e pedidos de demissões – chegaram a 44.572. O saldo foi de 5.385 novos postos de trabalho.

No primeiro semestre, oito municípios tiveram desempenho negativo. Nestes, o número de desligamentos e fechamento de postos de trabalho foi maior que o de novas vagas e em 34 os resultados foram positivos. O campeão em geração de empregos foi o município de Francisco Beltrão, com 1.660 novas vagas, seguido de Pato Branco, com 913; em 3º lugar ficou Dois Vizinhos com 369 novos postos de trabalho; em 4º lugar Clevelândia, com 263 e Capanema, na sequência, que teve saldo de 230.

Em junho, fechando o semestre, os números gerais foram positivos. Foram admitidos 7.630 trabalhadores e desligados 7.289, resultando num saldo de 341 vagas, ou seja, de novos postos de trabalho. O Caged apontou 26 municípios com saldo positivo, 15 com balanço negativo e um município terminou zerado, ou seja, os números de contratações e desligamentos se manteve.


 Por Flavio Pedron/Jornal de Beltrão