Em três dias, Educação registra 18,2 mil inscrições no programa Formadores em Ação - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Em três dias, Educação registra 18,2 mil inscrições no programa Formadores em Ação

 


A Secretaria estadual da Educação registrou, em apenas três dias, 18,2 mil inscrições de grupos no programa Formadores em Ação. As inscrições foram abertas segunda-feira (16) e são para a edição do segundo trimestre de 2022. Ao todo são 25 mil vagas. O programa consiste em grupos de estudos liderados por professores da própria rede estadual, que têm a proposta de abordar a prática em sala de aula aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais.


“Para essa segunda jornada do ano estamos trazendo 42 opções temáticas, cada dia crescendo um pouco mais. Na primeira foram 32 opções, agora são 42 possibilidades de temas para o professor poder escolher e adequar à sua realidade”, diz a coordenadora do Formadores em Ação, Gilmara de Fátima Weingärtner, da Secretaria da Educação.

Entre as novidades para o segundo trimestre estão os grupos de estudos dos itinerários formativos, de projeto de Vida e Pensamento Computacional, voltados ao Novo Ensino Médio; e também os do programa Mais Aprendizagem. Há ainda os tradicionais grupos das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de temas transversais como Educação Especial, avaliação da aprendizagem, observação de sala de aula, gestão de sala de aula, recursos educacionais digitais. Alguns dos grupos já estão com as vagas no fim.


“Todo mundo tem espaço para trazer a sua experiência e também a sua dúvida. Muitas vezes temos alguma dificuldade em sala de aula e há um colega no grupo que consegue ajudar com essa discussão. Trazer sua experiência para contribuir, para que a gente saia desse grupo com práticas melhores e possibilidades de aulas cada vez melhores”, ressalta Gilmara.

INSCRIÇÕES – As inscrições vão até o dia 27 de maio e são feitas diretamente pelo site RH Seed (www.rhseed.pr.gov.br). Um tutorial em vídeo está disponível com o passo a passo do processo para quem tiver dúvidas.


Para se inscrever é preciso ser professor ou pedagogo da rede estadual de ensino do Paraná, do Quadro Próprio do Magistério ou PSS, e ter disponibilidade para participar de uma reunião semanal remota de 1h40min (a carga horária total é de 40h). Para inscrição em turma específica do componente curricular, o professor deve estar suprido e atuando no componente.


A jornada terá início no dia 13 de junho e irá até 09 de setembro, com intervalo no recesso escolar em julho.

PROGRAMA – A formação através dos grupos de estudos acontece entre pares, ou seja, são dados e destinados pelos próprios professores da rede estadual de ensino, parte é de formadores e a outra de cursistas. O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e dividido em jornadas de formação.


Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Além do aprendizado e certificação, os participantes recebem pontuação diferenciada para a classificação de distribuição de aulas em 2023 e remoção em 2022.

AEN