Cerca de 2400 estudantes da rede municipal de ensino de Guarapuava participam da prova paraná nos dias 4 e 5 de maio - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cerca de 2400 estudantes da rede municipal de ensino de Guarapuava participam da prova paraná nos dias 4 e 5 de maio

 

Nos dias 4 e 5 de maio, nesta quarta e quinta-feira, respectivamente, alunos da rede estadual de ensino e estudantes do quinto ano das escolas municipais, participam da primeira edição da Prova Paraná 2022.

Será a primeira em formato totalmente presencial desde 2020. O exame, que abrange todas as disciplinas, tem o objetivo de fornecer um diagnóstico sobre o nível de aprendizado dos estudantes de cada série em relação aos conteúdos abordados em sala de aula neste primeiro trimestre. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, outras duas provas serão aplicadas em 2022 para avaliar os dois outros trimestres letivos.

Em Guarapuava, cerca de 2400 alunos da rede municipal de ensino que cursam o quinto ano, farão as avaliações.

Os testes são enviados pela Secretaria Estadual de Educação e são avaliadas as disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências. A correção da Prova Paraná é feita por meio de aplicativo e cada escola disponibiliza os resultados que serão computados pelo Estado.

A Diretora do Departamento de Educação Básica do Município, Ana Paula Rocha, contou que, para este tipo de prova, não há uma preparação prévia, pois se trata de um diagnóstico que avalia o andamento da escola e, por conseguinte, das turmas. Ela pontua que o método é um importante instrumento que detecta o andamento do aprendizado dos alunos do quinto ano da rede municipal de ensino.

“Esta é uma avaliação de diagnóstico. Com os resultados em mãos, há uma avaliação da escola e de suas respectivas turmas. No caso do município, a avaliação é feita nas turmas de quinto ano. Considero a prova como um instrumento muito importante onde podemos mensurar, avaliar e orientar nossos professores e equipe pedagógica, sobre suas práticas”, ressaltou Ana.

Na escola Antonio Lustosa, 105 alunos fizeram a Prova Paraná. “Hoje, nossas três turmas de quinto ano, fizeram a Prova Paraná. Ao todo, são 105 alunos. Há certa apreensão por parte dos nossos estudantes, o que é natural, mas orientamos para que fiquem calmos e façam a prova sem nenhuma pressa. Evitamos até a liberação das outras turmas para o recreio, para que nada atrapalhasse a concentração deles”, contou Maria Bianco Andrade, pedagoga da instituição.

Para Pablo Almeida, secretário municipal de educação de Guarapuava, a Prova Paraná é muito importante para que se avalie o desenvolvimento da educação, no caso do município, para que se avalie a situação das turmas de quinto ano. “Estamos confiantes quanto à preparação de nossos professores. Guarapuava investe em seus profissionais de educação e os resultados são percebidos com nitidez. Nos próximos dias, faremos a avaliação do EducaMais Guarapuava. Este é um importante instrumento que testará o andamento de nosso ensino municipal”, elenca Pablo.


Assessoria