Assembleia aprova criação do dia do despachante de trânsito - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Assembleia aprova criação do dia do despachante de trânsito

 

Assembleia aprova criação do Dia do Despachante de Trânsito, proposta é dos deputados Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi.. Créditos: Cleverson Lima

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (02) o projeto de lei 30/2022 que institui o Dia do Despachante de Trânsito, em 21 de setembro. A proposta é dos deputados Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, todos do PSD. “Os serviços prestados pelos profissionais são de suma importância, pois auxiliam a população no que diz respeito ao registro e à documentação de veículos, e, assim, também contribuem na facilitação e na arrecadação de tributos em favor da Fazenda Pública estadual”, apontam os deputados.

A data de 21 de setembro foi escolhida por ser o dia da sanção da lei nº 12.327, em 1998, “um marco legal para os profissionais no Estado”, reforça o texto. O projeto também determina que o Dia do Despachante de Trânsito passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

Segurança jurídica

Há cerca de dois meses, a Assembleia promulgou a lei nº 20.960/2022 para assegurar segurança jurídica aos despachantes no Paraná. Projeto de autoria do próprio Traiano, Romanelli, Alexandre Curi e Michele Caputo (PSDB).

“Os despachantes de trânsito de todo o interior do estado, que têm um papel muito importante na organização de documentos dos veículos, estavam vivendo uma situação de instabilidade e, com essa lei, a Assembleia contribui para que eles possam ter essa segurança para trabalhar”, afirmou o deputado Traiano na época da promulgação.

Romanelli lembrou que os despachantes estão distribuídos por todo o interior do Paraná, atuando sempre na formalidade, obedecendo às regras na mais absoluta legalidade. “Nós reconhecemos a importância inestimável deles para o bom andamento do trânsito em nosso estado”.

ALEP