Ações contra tabagismo no Paraná envolvem capacitação das equipes de saúde e conscientização - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Ações contra tabagismo no Paraná envolvem capacitação das equipes de saúde e conscientização


 Na Semana Mundial sem Tabaco 2022, que iniciou na segunda-feira (23) e segue até esta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com a participação do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizou uma série de ações para o controle do tabagismo. As atividades realizadas em Curitiba tiveram como objetivo o fortalecimento de ações e o aprimoramento de políticas públicas.


O Estado representa a Região Sul no Projeto de Aprimoramento da Política Nacional de Controle do Tabaco e o resultado dos encontros promovidos será replicado para outros estados. Participaram das reuniões representantes das 22 Regionais de Saúde, de conselhos profissionais, secretarias estaduais e municipais, distrito sanitário indígena, sociedades científicas, conselhos de saúde e universidades. 


Foram discutidas ações para uma agenda conjunta no controle da iniciação, a oferta de tratamento e os ambientes livres do tabaco. As equipes envolvidas no projeto visitaram a Unidade de Saúde Mãe Curitibana para conhecer o trabalho realizado para o tratamento da cessação do tabagismo. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) também participou das atividades, reforçando o apoio dos municípios ao programa.


“A participação de tantos profissionais engajados em diminuir os índices do tabagismo no Paraná e em outros estados é uma grande conquista para a saúde. Uma semana de muita troca de conhecimento que será expandido para todos os municípios com o objetivo de informar a população e levar atendimento para quem desejar deixar o vício”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.  

CUIDADOS – Com o objetivo de chamar a atenção para os perigos do tabagismo, foram realizadas, no Centro da Capital, várias ações práticas de prevenção e promoção à saúde, como avaliação odontológica para detecção de câncer bucal, espirometria, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, sessões de auriculoterapia, entrega de materiais informativos, orientação sobre o programa de tratamento para cessação do ato de fumar e orientações gerais à população. Na ocasião, que aconteceu no dia 26 de maio, foram feitos mais de 2.000 procedimentos.


DADOS – Atualmente, 72% dos municípios paranaenses contam com, ao menos, uma equipe capacitada para o tratamento, seja na Atenção Primária em Saúde ou na Atenção Especializada. O Programa de Cessação do Tabagismo é ofertado em 288 municípios do Estado. De 2019 a 2021 foram atendidos 20.181 usuários pelas equipes do programa.


A Sesa, por meio de Educação Permanente, promove a capacitação dos profissionais de saúde para ampliação das equipes municipais de atendimento ao tabagista, prevendo alcançar 100% nos próximos anos. Em 2021 foram capacitadas 675 pessoas das equipes multiprofissionais para cessação do tabagismo e 209 profissionais das áreas da saúde e educação, referente à prevenção da iniciação ao uso.

SEM TABACO – Nesta terça-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. O tema deste ano é “Ajude a proteger a saúde e o Meio Ambiente. Não permita que a nicotina faça parte da sua vida!”.

AEN