Paraná assume vice-presidência do Conass da região Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Paraná assume vice-presidência do Conass da região Sul


 O Paraná mantém a representação da região Sul na vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A definição ocorreu em consenso com os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e foi formalizada nesta quarta-feira (27), em Brasília.


Representando o Estado, o secretário da Saúde do Paraná, César Neves, tomou posse na diretoria da entidade e será o porta-voz das questões regionais como vice-presidente.

"É uma possibilidade de fortalecermos as posições do Sul na discussão nacional do SUS. Agradeço aos colegas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e vamos trabalhar em pautas conjuntas", disse Neves.


Segundo ele, grandes desafios estão pela frente, como a revisão do impacto financeiro no cenário pós-pandemia, além dos gargalos assistenciais, tanto na atenção primária, quanto nos procedimentos especializados.


“São muitas bandeiras que o sistema vai exigir dos gestores, não apenas no Paraná, mas no País. Por isso, a discussão precisa ser efetiva e transparente, especialmente acerca dos financiamentos e também das políticas públicas na ponta, que são as que mais impactam a população”, destacou.

AEN