Ipem-PR fiscaliza mais de 3 mil produtos domésticos na operação nacional Casa Segura - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Ipem-PR fiscaliza mais de 3 mil produtos domésticos na operação nacional Casa Segura


 O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) participou da Operação Nacional Casa Segura, realizada entre 4 e 8 de abril em todo País, comandada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em conjunto com os órgãos delegados nos estados. Foram fiscalizados 3.167 itens, sendo todos aprovados pela fiscalização, que ocorreu em Curitiba e Cascavel.


Na ação especial, os agentes verificaram se os produtos utilizados com frequência nas residências, como cadeiras de plástico, escadas domésticas, panelas de pressão e panelas para uso em fogão, coifa ou exaustor elétrico de uso doméstico ou comercial, aspirador de pó elétrico e liquidificador doméstico, apresentaram o selo do Inmetro, que é obrigatório para esses itens.

O gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, alerta que é essencial que estes produtos tenham o Selo do Inmetro – indica que passaram por rigorosa avaliação, para evitar que ofereçam riscos associados à saúde, segurança e proteção do meio ambiente.


Além dele, é importante que o consumidor fique atento às instruções do fabricante antes de utilizar o produto, lendo o manual, respeitando as informações ali contidas e utilizando de maneira correta para evitar acidentes. No caso da panela de pressão, por exemplo, o fabricante traz indicação sobre o volume mínimo e o máximo, que devem ser respeitados, diminuindo a probabilidade de explosões.


É importante também que o consumidor peça a nota fiscal, uma garantia para qualquer reclamação.

Os produtos comercializados que não tenham o Selo do Inmetro e não obedecerem as regulamentações vigentes, poderão ser apreendidos, além de gerar multas. Neste caso, as empresas têm prazo para apresentar defesa e nota fiscal dos itens, fato que transfere as condições para o fabricante.


Confira dicas para uso seguro de alguns itens do dia a dia:


Escada doméstica


- Além do Selo do Inmetro, obrigatório nesse produto, antes de usar a escada verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de somar, além do peso do usuário, aqueles dos materiais e ferramentas que serão usados.


- Quando utilizar a escada metálica certifique-se de que ela está totalmente aberta.


- Verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, se há ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade.


- Não em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é alto.


- Use calçados adequados para subir na escada. Evite aqueles com solados deslizantes e ou os pés descalços.


- Não as use próximas da rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair o que, no caso, seriam fios de alta-tensão, podendo causar acidentes fatais.


Cadeira plástica


- Além do selo de identificação da conformidade do Inmetro, na hora da compra o consumidor deve observar as marcações do fabricante, que são de uso obrigatório.


- Observar outras informações que deverão estar em baixo relevo, como país de origem, número de série ou identificação do lote e a data de fabricação.


- Evite deixar a cadeira plástica exposta ao tempo quando não estiver em uso. A ação clima acelera o processo de degradação do plástico, tornando-o frágil.


- Fique atento para a classificação por níveis de utilização. Classe AW (uso exclusivo interno residencial de até 136 kg); classe BW (uso exclusivo interno não residencial de até 136 kg); classe AY (uso irrestrito residencial de até 160 kg); e classe BY( uso irrestrito de até 160 kg).


Aspirador de pó e liquidificador


- Busque a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro.


- Eletrodomésticos que emitem ruídos precisam trazer em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro, com informações sobre o som emitido, possibilitando fazer a escolha do produto mais silencioso. Os mais silenciosos possuem classificação do nível de potência sonora igual 1. Produtos com classificação 5 são os mais barulhentos.


Coifa e exaustor


- Coifas elétricas, exaustores elétricos e outros extratores de fumaça de cozinha instalados acima, ao lado, atrás ou sob fogões domésticos e aparelhos de cozinha semelhantes, com tensão nominal não superior a 250 V devem ser, obrigatoriamente, certificados.


- O consumidor precisa estar atento ao Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve aparecer no produto e em sua embalagem, além de constar a palavra “Segurança”.


- Analisar as características técnicas para que atendam suas necessidades e verificar a tensão nominal ou faixa de tensão nominal do aparelho em comparação com a tensão elétrica disponível em sua rede elétrica doméstica.


- Fazer a instalação com profissionais habilitados e autorizados pelo fabricante ou importador do produto.


- Antes usar ler atentamente o manual do produto.


- Durante a utilização, seguir as orientações do fabricante e as recomendações de segurança.

OUVIDORIA – Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o Ipem-PR, por meio da Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br , telefone 0800 645 0102 ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

AEN