Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo iniciam na próxima segunda-feira em Laranjeiras do Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo iniciam na próxima segunda-feira em Laranjeiras do Sul

 

Foto: Internet


Inicia na próxima segunda-feira, 4, em Laranjeiras do Sul, a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Será realizada em duas etapas, com a primeira atendendo idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Posteriormente, os demais públicos. A campanha se encerra no dia 3 de junho, sendo o dia “D” de mobilização, 30 de abril.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. O objetivo da Campanha, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. 

Grupos prioritários
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
-Idosos acima de 60 anos
-Trabalhadores da saúde
-Gestantes
-Puérperas
-Povos indígenas
-Professores
-Pessoas com comorbidades
-Pessoas com doenças crônicas
-Pessoas com deficiência permanente
-Caminhoneiros
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
-Trabalhadores portuários
-Forças de segurança e salvamento
-Forças Armadas
-Funcionários do sistema de privação de liberdade
-População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

ETAPAS DE VACINAÇÃO
1ª etapa: de 4 de abril a 5 de maio: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
2ª etapa: de 3 de maio a 3 de junho: Crianças acima de 6 meses até 5 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

SARAMPO
Junto será realizada a 8ª Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. “As estratégias serão realizadas de forma concomitante à Campanha de vacinação contra a Influenza também no período de 4 de abril a 3 de junho e o dia “D” no dia 30 de abril”, afirmou a coordenadora da campanha em Laranjeiras do Sul, enfermeira Patrícia Massuqueto. O sarampo, é uma doença exantemática infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

O objetivo da campanha, é vacinar indiscriminadamente as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo. Sendo assim, o público alvo são: crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias e os “Trabalhadores de Saúde” que estiverem com sua situação vacinal desatualizada. 

A vacinação vai estar disponível em todas as salas de vacina do município, de segunda à sexta-feira, no horário das 16h às 18h, com exceção ao dia “D”, 30 de abril (sábado) onde as Unidades estarão abertas das 8h às 17h, em intervalo para o almoço. 

Assessoria