Laranjeiras do Sul recebe Workshop do Programa PlanificaSUS - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras do Sul recebe Workshop do Programa PlanificaSUS

 


Laranjeiras do Sul recebe na terça-feira, 22, o Workshop de expansão do programa PlanificaSUS, que visa a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária. O objetivo do encontro é aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população. Além de Laranjeiras do Sul, estarão presentes neste seminário representantes dos municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Marquinho e Virmond. O evento vai acontecer das 9h às 16h, tendo como local o Cine Teatro Iguassu. 


Trata-se de um projeto piloto desenvolvido por meio do apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o PlanificaSUS tem o intuito de propor a reorganização dos processos de trabalho das equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH), para que se consolide a Rede de Atenção à Saúde e o cuidado integral ao cidadão. No caso de Laranjeiras do Sul, o projeto piloto vai ser implantado na Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu (Vila Palmeiras).  Por este motivo, a Unidade estará fechada na terça-feira, já que todos os funcionários estarão participando deste Workshop. 

PROGRAMA – O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais. Trata-se de uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários. 

Assessoria