Moderna cria vacina contra a HIV e inicia testes em humanos - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Moderna cria vacina contra a HIV e inicia testes em humanos

 


A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou na quinta-feira (27), o início dos teste em humanos de sua vacina contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, sigla em inglês).

O imunizante experimental é feito com a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que a Moderna utilizou para criar a sua vacina contra a Covid-19. A nova vacina pretende “ensinar” as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, a produzir anticorpos capazes de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV.

No estudo de fase I, participarão 56 voluntários saudáveis que são negativos para a HIV.

“[…] A busca por uma vacina contra o HIV tem sido longa e desafiadora, e ter novas ferramentas em termos de imunógenos e plataformas pode ser a chave para um rápido progresso em direção a uma vacina eficaz e urgente contra o HIV”, afirmou o diretor da Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids (IAVI).

A vacina está sendo desenvolvida pela Moderna, em parceria com a Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids (IAVI) e o Scripps Research Institute, nos Estados Unidos.

Segundo a farmacêutica, aproximadamente 2 milhões de pessoas são infectadas com o vírus por ano em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só em 2020, cerca de 37 milhões de pessoas do mundo viviam com HIV.

O HIV é uma infecção que ataca o sistema imunológico do corpo, especificamente os glóbulos brancos chamados células CD4.

Como enfraquece a imunidade, as pessoas diagnosticadas podem ter doenças como tuberculose e infecções fúngicas, infecções bacterianas graves e alguns tipos de câncer.

REDE TV