Laranjeiras do Sul - Prefeitura divulga datas para pagamento do IPTU; desconto à vista é de 10% - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras do Sul - Prefeitura divulga datas para pagamento do IPTU; desconto à vista é de 10%

 

     A prefeitura de Laranjeiras do Sul divulgou  as datas para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem pagar até o dia 10 de junho, à vista, recebe um desconto de 10% do valor total. Já os parcelamentos podem ser realizados em até 3x, com o vencimento das parcelas em 10/06, 11/07 e 10/08, respectivamente.

Para obter o desconto de “bom pagador”, que será concedido no próprio boleto, é necessário que fazer a solicitação de esclarecimentos até dia 9 de junho, antes do vencimento. Por isso, começar a se planejar a partir de agora pode ser um critério decisivo para pagar 7% a menos do que a maioria dos municípios concedem de redução do valor total do IPTU, que normalmente é de apenas 4%.

IPTU

O IPTU é um Imposto que incide sobre as construções e terrenos urbanos. Ele é cobrado e deve ser pago anualmente pelo proprietário do imóvel.  Tem direito na isenção do IPTU, aposentados ou pensionistas, com idade superior a 60 anos, aposentados por invalidez, independentemente da idade, menores de idade, tutelados ou órfãos, ou ainda portadores das doenças de Câncer e AIDS durante o período de tratamento, desde que em todos os casos se preencham cumulativamente as seguintes condições:

a) seja o único imóvel que possua;

Se organize para pagar

Considerando o período de instabilidade econômica gerada pela pandemia, poucas pessoas estão equilibradas financeiramente ou são investidoras, que conseguem pagar o valor total à vista. No caso de endividados, a recomendação de planejamento financeiro é de evitar ao máximo recorrer a empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pois isso apenas se tornaria uma bola de neve, devido aos juros altíssimos cobrados.

O mais importante é lembrar dos compromissos futuros; muitas pessoas se deixam levar pelo bom desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. Portanto fique atento: não adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras.

Assessoria