Principais desafios para a transformação digital em 2022 - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Principais desafios para a transformação digital em 2022

 Mudança cultural está entre as principais mudanças para o próximo ano



Há organizações que ainda acreditam que a transformação digital está relacionada à vivência de trabalho remoto, assim como ainda existe uma compreensão de transformação digital como possibilidades de acesso a pessoas físicas.

Mas a transformação digital é algo muito mais profundo e empresas ainda têm muitas dificuldades na compreensão e implementação dessa realidade.

Estamos imersos em uma cultura que visa a inovação por meio de transformações tecnológicas, porém, os avanços ocorrem de maneira tão rápida que se torna cada vez mais difícil uma adaptação e resposta aos acontecimentos.

Na Plano Consultoria, também somos responsáveis por promover a transformação digital em empresas públicas e privadas.

O quem tem mudado e o que mudará ainda mais no próximo ano? O que será mais desafiador aos negócios?

Grandes desafios para a transformação digital em 2022

Definitivamente a transformação digital envolve ERPs, Big Data, IoT, IA, Cloud Computing, Indústria 4.0, mas vai além disso.

Há alguns desafios para a transformação digital que já têm sido vivenciados e que tendem a continuar sendo alvo de debates por parte das organizações.

Mudança cultural

A cultura de uma organização é imprescindível para a transformação digital. É fundamental , por exemplo, que a empresa conte com uma cultura colaborativa.

As pessoas nos times precisam estar capacitadas e engajadas em torno do assunto e esse é o diferencial para todo o processo de implementação.

Empresas precisam compreender sobre a própria cultura e realizar adaptações para que sejam possíveis as mudanças.

Armazenamento e uso de dados

Diante da avalanche de informações e das novas regras impostas pela LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), dentre os principais desafios para a transformação digital está em como armazenar e utilizar os dados.

Organizações precisam contar com capacidade de armazenamento e contar com um sistema que centralize as informações em uma central de dados.

Para uma precisa análise de dados, essa sistematização é fundamental. Além disso, é de suma importância que haja devido tratamento em todos os canais utilizados pelo negócio.

Maior valorização de empresas especializadas em tecnologia

Haverá grande aumento na demanda  por departamentos de TI, sendo assim, haverá maior necessidade de aprimoramento para fornecer ótimas experiências digitais para clientes e colaboradores.

Haverá maior parceria das empresas junto a equipes de TI também com o intuito de favorecer a inovação.

Automação de processos

A automação terá papel ainda mais importante gerando maior valor digital às organizações. Será a responsável por melhorias na produtividade, assim como em transformar positivamente a experiência de colaboradores e clientes.

A automação será uma força importantíssima para organizações que têm como foco a expansão no mercado.

Maior investimento em uma Composable Infrastructure

Apesar de ainda ser um conceito novo, a composable infrastructure é uma maneira de garantir a escalabilidade e o provisionamento rápido da nuvem pública, mas sem abrir mão do controle e preocupações com a segurança digital.

A ideia é tornar mais eficiente o gerenciamento associado ao crescente desafio de escala, risco e conformidade.

Maior investimento em pessoas

Dentre os principais desafios para a transformação  digital está a compreensão de que para ser implementada será necessário maior investimento, primeiro em pessoas e depois em ferramentas.

Essa conscientização sobre investir em transformação digital está atrelada ao item cultura mencionado acima.

Big Data, Realidade Virtual e Inteligência Artificial

A tecnologia big data está intimamente ligada ao armazenamento de grandes quantidades de dados para consequente análise, avaliação de cenários e investimentos assertivos.

Já a realidade virtual está ligada à possibilidade de visualização daquilo que é importante dentro dos parâmetros de métricas de uma organização. Permite a visualização do ‘físico’ por meio da tecnologia.

A inteligência artificial será ainda mais explorada, englobando o uso de tecnologias como é o caso, por exemplo, da automação de comunicação e vendas.

Complexidade devido a estruturas de trabalho híbridas

Dentre os principais desafios para a transformação digital para o próximo ano também está a nova realidade de trabalho em contexto pandêmico.

A vivência do trabalho remoto junto ao trabalho presencial adiciona complexidade às organizações, sendo assim, serão necessários cada vez mais investimentos na criação de experiências digitais satisfatórias para colaboradores e clientes.

Sua organização está pronta para enfrentar esses importantes desafios?