Policiais da região de fronteira recebem 32 viaturas, capacetes e binóculos - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Policiais da região de fronteira recebem 32 viaturas, capacetes e binóculos


 O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a entrega de capacetes balísticos, óculos de visão noturna, coletes balísticos, kits para atendimento pré-hospitalar e 32 novas viaturas para as polícias Militar e Civil que atuam na região de fronteira nesta quinta-feira (16), em uma solenidade na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.


Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa V.I.G.I.A., do governo federal, e vão subsidiar os profissionais da Polícia Militar e da Polícia Civil que atuam na Operação Hórus, de combate a crimes transfronteiriços.


São 32 viaturas, um binóculo termal, 42 óculos de visão noturna, 42 capacetes, 99 placas balísticas e 24 kits de atendimento pré-hospitalar tático. As viaturas entregues já contam com adesivagem e iluminação intermitente. Além disso, os veículos são adaptados com compartimento de carga e transporte de detidos.


O diretor da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), Jerry Antunes de Oliveira, destacou o trabalho desempenhado pelas forças de segurança na fronteira. "Hoje é um momento muito importante, que materializa tudo o que tem sido projetado para a segurança pública. O Ministério da Justiça agradece a parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública", disse.

Os binóculos vêm com tripé, baterias, cabos e computador para visualizar as imagens. Eles utilizam tecnologia superior na ampliação da visão termal, com capacidade de juntar imagens e sua geolocalização, processo pelo qual itens ou pessoas podem ser localizadas com base em coordenadas geográficas.


"Esses equipamentos vão atender os policiais que atuam na fronteira e chegam em um momento importante em que estamos fortalecendo a região, inclusive agora contamos com o apoio da Força Nacional desde o início do mês", disse o secretário Romulo Marinho Soares.


RESULTADOS – Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, nos nove meses deste ano, as Polícias Militar e Civil apreenderam mais de 26,5 toneladas de drogas e 302 armas de fogo nos oito municípios que integram a 12ª Área Integrada de Segurança Pública (12ª AISP). Os roubos gerais caíram 5,52% (de 1.033 para 976) e os furtos a comércio caíram 16,58% (de 457 para 380).

REUNIÃO GGIFRON – No mesmo evento, houve a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON) com integrantes das forças federais, estaduais e municipais da região, para tratar sobre a integração das forças de segurança e a atuação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (SEOFI) como meio de ligação e acesso às informações.


"Foi a oportunidade de encontrarmos os dirigentes das instituições que atuam na região de fronteira e, da mesma forma, retomar alguns trabalhos. Em 2022 vamos estar a todo vapor em prol do Paraná e dos estados vizinhos para fortalecer ainda mais as ações integradas", disse o secretário executivo do GGIFRON e comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), tenente-coronel André Cristiano Dorecki.


PRESENÇAS – Prestigiaram o evento o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Marcelo Gomes Frota; o representante da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Alfredo Von Knohlau; o representante do Diretor-Geral da Itaipu Binacional, coronel Francisco Ronald Fernandes; o coordenador do Arco Sul do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Everon Cesar Ferreira Pucheti; o delegado regional de combate e corrupção ao crime organizado da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, Mozart Fuchs; o coordenador do SIOF, Emerson Antônio Rodrigues;  o Comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada, coronel Georgingtown Haulisson Farias; o capitão dos Portos do Rio Paraná, Carlos Eduardo Felipe de Freitas Silva; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel Wagner Lúcio dos Santos; o comandante do DET CEA de Foz do Iguaçu, major aviador Fernando de Melo Nunes; além de demais integrantes das forças de segurança pública federais, estaduais e municipais.

Foto: SESP-PARANÁ

AEN