O 4° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba vai homenagear Alcione - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

O 4° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba vai homenagear Alcione

 O Clube Renascença será o palco do Rio de Janeiro.

 

 


No dia 11 de dezembro, acontece o 4° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, que vai homenagear a cantora Alcione. Este ano, o Clube Renascença foi escolhido como palco no Rio de Janeiro. A partir das 14h, mais de 130 mulheres, entre cantoras, compositoras, produtoras e instrumentistas estarão presentes na parte carioca. Tia Surica, a matriarca da Portela, e a cantora, compositora e instrumentista Nilze Carvalho são as convidadas especiais. A abertura será com a DJ Bieta e em seguida haverá uma  oficina de samba no pé com Nilce Fran (passista estandarte de ouro da Portela). 

 

O evento, que vai durar 5h seguidas, sem interrupção, acontece simultaneamente em 27 cidades do Brasil e 10 no exterior. Os grupos irão se revezar, com substituições regulares até o final.  Os 37 lugares confirmados são: Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Volta Redonda, Manaus, Goiânia, Belém, Fortaleza, Maceió, São Luís, Recife, Caruaru, Salvador, São Cristóvão, Natal, Aracaju, Juiz de Fora, Belo Horizonte, São Paulo, São José do Rio Preto, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Cuiabá, Brasília, La Plata (Argentina), Paso de Los Libres (Argentina), Valparaíso (Chile), Lisboa (Portugal), Roterdã (Holanda), Florença (Itália), Roma (Itália), Paris (França), Tóquio (Japão) e Montevidéu (Uruguai).

 

Às 17h (horário de Brasília), as rodas de samba, somando mais de mil mulheres, estarão cantando, simultaneamente, em uníssono "Não deixe o samba morrer", um dos maiores sucessos da Marrom. Neste momento, a transmissão vai acontecer através da fanpage Mulheres na Roda de Samba. A Turma do Tambor de Crioula encerra a festa, homenageando o Maranhão, terra da Alcione.

 

 

Idealizado pela cantora Dorina Barros, que também se apresenta na data, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras, compositoras e instrumentistas de samba, de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina na música, como um todo. 

 

Com o intuito de ser um evento que propicie a valorização da mulher no mundo como transformadora e protagonista, o Encontro Nacional e Internacional das Mulheres na Roda de Samba acontece uma vez ao ano e em cada edição traz um nome de uma personalidade que tem importância para a resistência da mulher no samba. Beth Carvalho foi a primeira, Leci Brandão a segunda, Elza Soares a terceira e Alcione está sendo a quarta. 

 

Serviço: 

4° Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba

Local: Clube Renascença - R. Barão de São Francisco, 54 - Andaraí, Rio de Janeiro - RJ

Horário: A partir das 14h

Valor: R$30 

Ingressos a venda no Sympla ou no guichê no dia do evento.

https://www.sympla.com.br/4-encontro-nacional-e-internacional-de-mulheres-na-roda-de-samba__1378015 

Promoção de 15 reais para quem levar kit higiene mulher para ajudar mulheres que se encontram em vulnerabilidade.

 

Oficinas

  • Oficina de Partido Alto - verso improvisado, com 15 cantoras/compositoras 

  • Oficina de escrita para os jovens de 11 a 16 anos - Dá o papo escrito.

  • Oficina de samba no pé com Nilce Fran (passista estandarte de ouro da Portela)