Diretor de colégio estadual busca alunos de barco para exame de sistema nacional de avaliação - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Diretor de colégio estadual busca alunos de barco para exame de sistema nacional de avaliação


 Aramis Barbosa, diretor do Colégio Estadual Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, buscou de barco os estudantes que fizeram a prova do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) nesta terça-feira (9). O colégio teve 100% de presença, aplicando o exame aos 23 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio.


“Este dia especial foi planejado com muita antecedência, considerando que os alunos do colégio pertencem a outras comunidades que dependem de embarcação”, conta Aramis.


Ele explica que há estudantes que moram mais perto da escola, a cinco minutos de distância, como os que vivem em Mariana, e mais longe, como os que moram na comunidade de Medeiros, a 40 minutos. A embarcação foi disponibilizada por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba e do Instituto Fundepar.

O diretor destaca que pretendia fortalecer junto aos estudantes a importância de participarem deste tipo de avaliação. “Tivemos muitos momentos de preparação com os alunos. Espero que a participação deles na avaliação traga bons indicadores da qualidade do processo ensino-aprendizagem do nosso colégio”, diz.


Além de buscar os estudantes, a escola também promoveu outras ações para incentivar a participação no Saeb, como um café da manhã especial e um momento de confraternização.


AVALIAÇÃO – Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica começaram nesta segunda-feira (8) e seguem até 10 de dezembro. O Saeb é um conjunto de provas que têm como objetivo obter um diagnóstico da educação básica brasileira, incluindo escolas públicas e privadas.


Na rede estadual de ensino do Paraná, participam das provas os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com questões de Língua Portuguesa e Matemática para todos e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para parte deles, e do 3º e 4º anos do Ensino Médio, com questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Além dos testes realizados pelos estudantes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas e professores. Os resultados preliminares serão disponibilizados posteriormente no Portal do Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação.


A maioria dos colégios estaduais do Paraná se preparou para o Saeb 2021, reforçando material de apoio para os estudantes e conversando sobre a importância de avaliação externa.


As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono (levantadas no Censo Escolar), compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A partir dessas informações, as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino podem avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.




AEN