NOROVIRUS - Surtos já atingiram duas mil pessoas no Rio Grande do Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

NOROVIRUS - Surtos já atingiram duas mil pessoas no Rio Grande do Sul

 


Os surtos de doença diarreica aguda (DDA), registrados em 25 municípios gaúchos, já atingiram pelo menos duas mil pessoas. Os municípios com maior número de casos no Rio Grande do Sul foram, até agora, Bento Gonçalves, com 394 casos, Santa Cruz do Sul (374) e Saldanha Marinho (228). O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu alerta confirmando que, em nove cidades, está comprovado que o vírus causador da doença gastrointestinal é o chamado norovírus.

Nas demais 16 cidades, os casos seguem em investigação. O Cevs explica que alguns municípios informaram apenas que tiveram um ou mais surtos identificados, sem a confirmação do número de pessoas. Segundo o órgão, medidas de investigação e controle vêm sendo realizadas, em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).

O vírus pode ser transmitido pela água ingerida, através de alimentos ou de pessoa para pessoa. “Pode ocorrer tanto por água contaminada quanto de pessoa para pessoa. Uma pessoa infectada que vai ao banheiro, por exemplo, e não higieniza as mãos, pode estar com vírus e acabar transmitindo para outra pessoa”, explicou a coordenadora da Comissão de Controle de Infecções do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Caroline Deutschendorf.

Au Online