Setembro Amarelo reforça a valorização da vida e da saúde mental - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Setembro Amarelo reforça a valorização da vida e da saúde mental

 


No dia 10 de setembro é celebrado mundialmente o dia de prevenção ao suicídio. Em referência a essa data, a campanha Setembro Amarelo, em Laranjeiras do Sul, promoverá ações durante o mês. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou a equipe para, em parceria com diversas instituições, ampliar as discussões e mostrar quais serviços oferecem ajuda. A campanha já ganhou as redes sociais e tem diversas atividades programadas como palestras, encontros, orientações e mobilizações.

 
Em Laranjeiras do Sul, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional e é o órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. O CAPS recebe casos de depressão, sofrimento psicológico grave, ideações ou tentativas de suicídio, transtornos psiquiátricos, mudanças bruscas de comportamento e humor e uso nocivo e/ou dependência de álcool e outras drogas.

Entre as atividades que serão desenvolvidas no município, já tivemos no dia 1º de setembro, encontro com os pacientes que realizam tratamento no CAPS. Dias 8, 9 e 10, das 8h30 às 17h, na Praça José Nogueira do Amaral, as atividades serão direcionadas para a população em geral. Na oportunidade, serão orientadas como identificar os sinais e sintomas, como agir e onde procurar ajuda especializada. Quem por lá passar, vai receber um balão e ao estourar, vai receber uma mensagem.

INFORMAÇÕES
Onde procurar ajuda?
-Unidades Básicas de saúde
-CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
-Disque 188 e converse com o centro de valorização da vida disponível 24 horas.
-Em caso de emergência ligue 192 ou nas Unidades Hospitalares

COMO AJUDAR?
-Ouvir a pessoa e falar dos seus sentimentos;
-Evitar julgamento;
-Incentivar a procurar ajuda especializada;

Assessoria de Imprensa