Deputado Emerson Bacil parabeniza Ponta Grossa pelo aniversário de 198 anos - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Deputado Emerson Bacil parabeniza Ponta Grossa pelo aniversário de 198 anos


 Ponta Grossa teve sua origem e seu povoamento ligado ao Caminho das Tropas. Porém, a primeira notícia de ocupação da região foi em 1704, quando Pedro Taques de Almeida requereu uma sesmaria no território paranaense. Foi seu filho José Góis de Morais e seus cunhados que tomaram posse das terras, levaram empregados, animais e fundaram currais para criar gado.

Em 1823 foi sua emancipação, mas lá em 1862 ficou conhecida com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro e se tornou um grande centro comercial, cultural e social. A ferrovia transformou a cidade em um grande entroncamento, destacando-se na Região dos Campos Gerais e no Paraná.
Há algumas histórias do nome Ponta Grossa, mas segundo historiadores a verdadeira origem geográfica, é em referência a uma colina de grande diâmetro coberta por um capão de mato. Essa colina podia ser vista de longa distância por todos aqueles que viajavam pela região. Existem relatos de que os tropeiros quando estavam chegando aos arredores, referiam-se ao lugar, afirmando: “Estamos próximos ao Capão da Ponta Grossa”.
É conhecida como Princesa dos Campos e Capital Cívica do Paraná, além de receber o título de Capital Paranaense da Cerveja. Com mais de 350 mil habitantes é a quarta cidade mais populosa do estado.
Por meio do nosso trabalho já destinamos vários recursos para este município histórico e continuaremos atuando pelo desenvolvimento da cidade dos Campos Gerais.
Parabéns Ponta Grossa pelos 198 anos de riqueza, história e referência ao Paraná!!!