Seminário para diretores tem foco em novas ferramentas e práticas pedagógicas - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Seminário para diretores tem foco em novas ferramentas e práticas pedagógicas


 A Secretaria estadual da Educação e do Esporte iniciou nesta terça-feira (17) o 2º Seminário Foco na Aprendizagem 2021, evento online que conta com oficinas e palestras direcionadas a diretores e diretores-auxiliares da rede estadual de educação.


A abertura contou com a participação de 2 mil espectadores. A programação será dividida para dois grupos: diretores de escolas regulares (de 17 a 20 de agosto) e diretores de escolas cívico-militares e de educação em tempo integral (de 24 a 27 de agosto).


As atividades contemplarão temas como o Novo Ensino Médio, metodologias ativas, liderança e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), além de preparação para o emprego de plataformas e projetos criados pela Secretaria, como o EduTech, o Redação Paraná e o Inglês Paraná. O conteúdo abordado nos encontros foi elaborado pela equipe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP).

"É um tempo importante para nós, gestores, sairmos um pouco da rotina da escola, para refletirmos junto com os nossos colegas sobre o nosso trabalho", diz o professor Humberto Rodrigues da Mata Junior, diretor do Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, em Altônia, no Noroeste. Ele participou, no primeiro dia do evento, de uma palestra sobre metodologias ativas e de uma oficina de liderança.


"A palestra sobre metodologias trouxe temas que realmente contribuem para o dia a dia da escola. A oficina de liderança também foi muito dinâmica. Conseguimos compreender a nossa importância enquanto líderes que têm por finalidade inspirar nossos colegas professores nesse árduo trabalho, neste momento difícil de pandemia, buscando a melhor aprendizagem possível", disse.

Segundo Eliana Provenci, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), este é um momento de estudar as ações desenvolvidas na rede, analisando os projetos e programas de acordo com a realidade de cada escola. “É também uma oportunidade para os diretores e diretoras aprimorarem suas competências”.


Neste ano, a primeira edição do Foco na Aprendizagem aconteceu entre 19 e 29 de janeiro,  com oficinas "mão na massa" para iniciar o planejamento do ano letivo de 2021. O evento é anual e tem o objetivo de possibilitar que os diretores se apropriem das diversas ferramentas que a Seed-PR oferece como apoio para o trabalho pedagógico dos profissionais da educação.


AEN