Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu Promoveu Mais Um Dia de Combate a Dengue - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Secretaria de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu Promoveu Mais Um Dia de Combate a Dengue

 


A equipe da Vigilância em Saúde de Rio Bonito do Iguaçu realizou nesta segunda-feira (09), uma ação de combate a dengue. Foi efetuada aplicação com o novo inseticida (Fludora Fusion) em pontos considerados criadores do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, haja vista que este trabalho foi realizado para diminuir o índice de infestação que se encontra acima de 2% e o preconizado pelo ministério da saúde para que não haja epidemia seria abaixo de 1%. Veja fotos do trabalho realizado pelos agentes de endemia de Rio Bonito do Iguaçu no combate a Dengue.

DENGUE
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea. Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas. O vírus da Dengue promove reações nas células do nosso organismo. Os glóbulos brancos, que protegem e defendem o nosso organismo, e as plaquetas, que ajudam a coagular o sangue, diminuem. Em casos mais raros, o vírus consegue atacar diretamente o coração, o fígado ou o sistema nervoso, provocando uma infecção. O tratamento da dengue clássica consiste em aliviar os principais sintomas como febre alta, mal estar no corpo, dores de cabeça e cansaço excessivo. Por esse motivo, o médico pode indicar o uso de algum analgésico, geralmente paracetamol ou dipirona.