Deputados Retomam os Debates Sobre Alterações no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Deputados Retomam os Debates Sobre Alterações no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais

 

Mudanças no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais e aquisição de alimentos da agricultura familiar em pauta na Assembleia Legislativa do Paraná.. Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os deputados retomam na segunda-feira (9) os debates sobre a proposta do Poder Executivo que promove alterações no Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais. O projeto de lei 201/2021 altera dispositivos da Lei Estadual 16.019/2008, que criou o grupo de trabalho, será analisado em segundo turno de votação. De acordo com o Governo do Estado, as alterações têm o objetivo de adequar a composição de membros do Fórum às mudanças da organização administrativa do Executivo. Também pretende facilitar a compreensão, corrigir nomenclaturas e retirar termos em desuso.

O Governo explica que quando o Fórum foi criado, em 2008, encontrava-se vigente em todo o mundo o Protocolo de Quioto, um tratado internacional em que os países signatários se comprometeram a reduzir as suas respectivas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Sendo assim, o texto se atualiza ao Acordo de Paris, que tem o compromisso de reduzir o aquecimento global e que está em vigor desde o início de 2020.

O texto também determina que o Fórum deverá facilitar a interação entre a sociedade civil e o Poder Público, e estimular a cooperação entre governos, organizações nacionais e internacionais e da sociedade, agências multilaterais e entidades paranaenses no campo das mudanças climáticas globais.

Segundo as mudanças previstas no texto, o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais será composto por membros das Secretarias de Estado; da Superintendências Gerais do Poder Executivo; da Assembleia Legislativa do Paraná; Ministério Público; de órgãos como o Instituo Água e Terra, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná; além de Sanepar, Copel, Simepar, Adapar e Comec. A proposta também diz que Conselhos Estaduais e representantes da sociedade civil organizada também farão parte do Fórum, que será presidido, segundo a matéria, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. 

Primeira votação – Em pauta, para votação de primeiro turno, o projeto 107/2019, dos deputados Marcel Micheletto (PL) e Professor Lemos (PT), que altera a lei 17599/2013 que instituiu a Política Estadual de Agroindústria Familiar. A proposta amplia para 40% o total das compras de alimentos pelo Estado com os produtores da agroindústria familiar. Os deputados justificam que a medida beneficia todos os envolvidos, porque além de garantir mercado e renda aos agricultores familiares, remove atravessadores e valoriza a cultura paranaense.

O texto destaca ainda que a proposta não acarreta despesas extras e só direciona as aquisições de alimentos já programadas pelo Estado.

Ainda será analisado o projeto de lei 150/2020, do deputado Delegado Fernando Martins (PSL), que institui a Semana Estadual da Mulher do Campo, a ser comemorado na última semana do mês de maio. Também em pauta o projeto de lei 112/2021, do Poder Executivo, que que institui o Programa de Recuperação dos Ativos e Créditos oriundos das operações de titularidade do Estado do Paraná, resultantes da liquidação do Banco de Desenvolvimento do Estado do Paraná (BADEP).

Comissões – Na segunda-feira (9) também está prevista, a partir das 10 horas, a realização da reunião da Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Ademir Bier (PSD), que irá analisar o projeto de lei 299/2021, que veda a retenção e descontos no pagamento de prêmios e de recursos emergenciais, ao setor cultural e disciplina a fixação de exigências nos respectivos editais e contratações. O projeto é assinado por diversos deputados.

Na terça-feira (10), a partir das 13h30, acontece a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A agenda completa dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná pode ser conferida no site: www.assembleia.pr.leg.br.