Escolas municipais de Laranjeiras do Sul estão preparadas para o retorno das aulas presenciais - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Escolas municipais de Laranjeiras do Sul estão preparadas para o retorno das aulas presenciais


 Máscaras cobrindo boca e nariz, higienização das mãos, distanciamento de um metro e meio e muita ansiedade para rever os colegas de classe. Assim vai ser o retorno às aulas presenciais para os alunos da rede municipal de Laranjeiras do Sul, após mais de um ano de ensino remoto em razão da pandemia da Covid-19. Dia 17 de março de 2020 foi a última vez que os alunos da rede municipal de Laranjeiras do Sul pisaram em uma sala de aula. O retorno às salas de aulas será nesta terça-feira, dia 20. Neste segundo semestre, as aulas serão presenciais e remotas, cabendo aos pais optarem por levar ou não os filhos à escola. Os que optarem pela permanência no ensino remoto continuarão sendo atendidos. Retornam os alunos do infantil 4 e 5 e os alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. 


Protocolos
Para garantir a segurança dos estudantes e funcionários no retorno, todas as escolas receberam sanitização, conforme cronograma da Secretaria de Educação, e serão mantidos os protocolos definidos pela Vigilância Sanitária. Ao ir à escola, os estudantes devem obrigatoriamente usar máscara de proteção facial. No portão, ainda será feita a aferição da temperatura. Caso aponte acima de 37°C, a coordenação da escola irá notificar os pais, que devem buscar imediatamente o aluno, que não poderá participar das aulas.  

Dentro da escola, o aluno será direcionado à sua sala de aula. Cada carteira ficará 1,5 metro de distância da outra. Não será permitido o empréstimo de materiais. Na mochila, o estudante deve levar tudo o que for preciso para uso pessoal, incluindo uma garrafa d’água. A refeição será servida na sala de aula e em algumas escolas, dependendo da quantidade de alunos, o lanche será servido no saguão, com distanciamento.

Os equipamentos de proteção individual e produtos de limpeza – como tapetes sanitizantes, totens de álcool gel, face shields, máscaras, álcool gel 70% - já foram adquiridos pela Secretaria da Educação e distribuídos às unidades. A prefeitura também adquiriu 10 mil testes rápidos que serão utilizados, em caso do surgimento da doença em alguma escola. 

De acordo com a Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, é necessário que todos os pais orientem aos filhos quanto a todas as medidas para garantir um retorno presencial seguro. Em caso de dúvidas, devem entrar em contato com a escola onde o filho ou filha está matriculado. “A escolha continua sendo das famílias, que decidem se a criança vai frequentar presencialmente ou se permanecerá acompanhando os conteúdos pelo ensino remoto”, explica a secretária de educação.

Aproximadamente 60% dos pais autorizaram o filho a retornarem à sala de aula. Algumas escolas, terão que fazer o revezamento dos alunos e isso ficará a cargo de cada direção. O município conta hoje com 3.870 alunos matriculados do berçário do 5º ano. Como neste primeiro momento o retorno é para as crianças de 4 anos ao 5º ano, estão aptos a voltar a sala de aula 3.870 alunos. Como 60% dos pais autorizaram o retorno do filho a sala de aula, neste início de aulas presenciais teremos a presença de 2.322 alunos. 

Nenhum comentário: