PR - Cursos das Universidades Estaduais se destacam em avaliação do MEC - Jornal Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Jornal Cantu em Foco

Últimas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

PR - Cursos das Universidades Estaduais se destacam em avaliação do MEC

 


Dos 81 cursos de graduação das Universidades Estaduais do Paraná avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), 74% foram classificados como de excelência no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC é um dos principais indicadores de qualidade do Ensino Superior.


O indicador, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou em 2019, bacharelados nas grandes áreas da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharias e áreas afins, além de cursos tecnológicos. Ao todo, foram ranqueados 60 cursos das universidades estaduais com nota 5 (nota máxima) ou 4 (classificados como ótimo).


O CPC é um indicador de qualidade formado por diferentes aspectos: o desempenho dos estudantes concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo processo formativo oferecido; titulação e o regime de trabalho dos docentes vinculados aos cursos, infraestrutura e instalações físicas, além das oportunidades na formação acadêmica e profissional dos estudantes.


“O CPC analisa o desempenho dos estudantes no Enade e avalia também em que medida a universidade agregou conhecimento ao estudante. Os resultados divulgados demonstram que o esforço da sociedade paranaense e do Governo do Estado em investir no Ensino Superior resulta em qualidade e desenvolvimento para a sociedade paranaense”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.


CURSOS DE GRADUAÇÃO – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) alcançou a nota máxima em três cursos de graduação: Medicina Veterinária, Agronomia e Educação Física. Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal receberam o conceito 4.


“A avaliação demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica. É um orgulho pertencer a uma universidade do Interior do Paraná que tanto trabalha em prol do desenvolvimento de Guarapuava e de toda a região. O dinheiro público investido na universidade traz resultados e a Unicentro é patrimônio do povo do Paraná”, destaca o reitor Fabio Hernandes.


A Universidade Estadual de Londrina (UEL) obteve conceito 5 no curso de Medicina Veterinária, além de nota 4 nas graduações de Odontologia, Medicina, Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Zootecnia, Biomedicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.


Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o destaque ficou por conta do curso de Engenharia Civil, nota máxima na avaliação (5). Medicina Veterinária, Odontologia, Medicina, Agronomia (nos campi de Maringá e Umuarama), Farmácia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química atingiram a nota 4 e estão entre os mais bem avaliados do Paraná.


O curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também alcançou nota 5, seguido pelas graduações em Odontologia, Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Zootecnia, Educação Física, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos com nota 4.


Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), 11 cursos atingiram o conceito 4, são eles: Odontologia, Agronomia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Zootecnia, Educação Física , Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.


A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) atingiu a nota 4 no curso de Enfermagem e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) teve o curso de Engenharia de Produção com conceito 4.


AEN

Nenhum comentário: