Próximas eleições podem ter votação por celular ou tablet, revela presidente do TSE - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

Últimas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Próximas eleições podem ter votação por celular ou tablet, revela presidente do TSE


 Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso revelou neste domingo (15 de novembro) que as eleições de 2022 podem acontecer com um novo sistema digital de votação, que permitiria a utilização de dispositivos eletrônicos como celular ou tablet.


Segundo o magistrado, o tribunal busca alternativas tecnológicas mais baratas para substituir o sistema de urnas eletrônicas. O atual sistema é considerado seguro, mas caro por exigir a substituição. Já a nova alternativa terá ainda de passar por testes de confiabilidade antes de ser utilizada nalgum pleito.


"Se algum dos modelos se mostrar confiável, eu imagino que sim, que já possamos implantar em 2022, mas provavelmente será uma implantação progressiva, não será num estalar de dedos em que se mude tudo", disse Barroso em visita ao projeto Eleições do Futuro, em Valparaíso (GO).


Atualmente, o sistema eleitoral dispõe de 500 mil urnas eletrônicas, num modelo que é utilizado desde 1996. O problema, contudo, é que a cada dois anos essas urnas precisam ser trocadas, o que implica em gastos consideráveis ao Poder Público.


Fonte:Bem Paraná 

Nenhum comentário: