Paraná chega a cinco mortes por dengue, e total de casos da doença atinge 852 desde agosto, diz Sesa - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

Últimas

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Paraná chega a cinco mortes por dengue, e total de casos da doença atinge 852 desde agosto, diz Sesa

 


O Paraná registrou duas novas mortes por dengue e mais quatro casos da doença, de acordo com boletim quinzenal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira (4).


O total registrado neste período epidemiológico, que começou em agosto e vai até julho de 2021, é de cinco mortes e 852 casos confirmados.


Conforme a secretaria, o Paraná possui 144 cidades com casos confirmados de dengue, 18 a mais do que no último boletim. O total de notificações da doença é de 8.265.



O total de cidades com notificações da doença é de 289, segundo o boletim.


Mortes por dengue

A secretaria informou que os dois pacientes que tiveram as mortes inseridas no levantamento foram dois homens que não apresentavam comorbidades.


Um deles, de 45 anos, morava em Londrina, no norte do estado. O outro tinha 74 anos e morava em Foz do Iguaçu, na região oeste.


As outras três mortes registradas desde o início do período epidemiológico foram em Cambé, Apucarana e Assaí.


Zika e Chikungunya

Os dados apontam 31 notificações para Chikungunya, com dois casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram - confirmados em Londrina e um caso importado de outro estado.


Em relação aos registros de Zíka vírus, o Paraná registra 14 notificações e nenhum caso confirmado.


Vírus

A secretaria destacou que existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos, e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um.


Ainda conforme a Sesa, a reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença.




G1 PR

Nenhum comentário: