Curitiba elege sua 1ª vereadora negra; petista e professora da rede pública - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

Últimas

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Curitiba elege sua 1ª vereadora negra; petista e professora da rede pública

 


A professora do ensino médio na rede pública do Paraná Carolina Dartora (PT), 37, conquistou uma das 38 cadeiras da Câmara Municipal de Curitiba e tornou-se a primeira vereadora negra eleita na capital parananse. Ela é professora de História e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com 95,33% das urnas apuradas, Carolina registrava 8.424 votos, sendo a terceira candidata mais votada no geral.


A vereadora eleita disse que "intuitivamente esperava a vitória, mas objetivamente, não". Segundo ela, sua eleição é resultado da organização do movimento e das mulheres negras em Curitiba. "É uma alegria. Estou muito feliz e grata ao movimento negro e de mulheres que me trouxe até aqui. Acredito que 80% dos meus votos foram de mulheres da comunidade negra. Isso me dá muita felicidade, pois mostra que estamos organizadas e agora vamos ser representadas com uma cadeira na Câmara. Chega dessa história de exclusão e invisibilidade da população negra e das mulheres negras.


"Existe um racismo estrutural muito grande, o que acaba excluindo a gente de oportunidades no processo eleitoral, deixando a gente com menos chances em uma disputa. Esse racismo em cidades do sul, principalmente Curitiba, está sendo explicitado, e as pessoas estão com mais consciência a respeito, abrangendo até pessoas não negras", afirmou Carolina. Na Câmara Municipal, disse, ela deverá lutar pelas bandeiras que defendeu na campanha. "Serão as que trago comigo: defesa da educação pública, dos servidores públicos e luta contra a violência à mulher e aos negros", afirmou.


UOL

Nenhum comentário: