Semana é marcada por acordo com a Rússia para estudo da vacina - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Semana é marcada por acordo com a Rússia para estudo da vacina

 

O Paraná ultrapassou na sexta-feira (14) a marca de 100 mil casos de Covid-19. São, até agora, 100.716 diagnósticos positivos e 2.583 mortes pela doença em pouco mais de cinco meses. Mas uma notícia positiva veio ao mundo nesta semana, com o anúncio feito pela Rússia sobre o avanço nos estudos clínicos de uma vacina contra a Covid-19.

O Paraná saiu na frente e assinou um memorando de entendimento com o Fundo de Investimento Direto da Rússia para ampliar a cooperação técnica, as transferências de tecnologia e os estudos sobre a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleia. O acordo deixa aberta a possibilidade de realização de testes, produção e distribuição do imunizante, que serão tocados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Enquanto a eficácia da vacina será estudada, o Governo do Estado continua ampliando a estrutura hospitalar para garantir o atendimento da população e evitar o colapso do sistema de saúde. Neste sábado (15), serão habilitados cinco novos leitos de UTI do Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, que passa a contar com 20 UTIs exclusivas para pacientes da Covid-19. A unidade foi uma das que tiveram as obras aceleradas para atender à demanda do coronavírus. A 16a Regional de Saúde, em Apucarana, ganhou mais 13 UTIs.

A Secretaria de Estado da Saúde também está programando uma nova compra dos medicamentos usados na intubação dos pacientes, para garantir que não falte insumos nos 54 hospitais que fazem parte da rede exclusiva de atendimento aos infectados. Na semana passada, o Estado já tinha recebido do Ministério da Saúde 100 mil ampolas do medicamento usado na intubação. O Estado ganha também um reforço nos equipamentos, com a doação de R$ 1 milhão pela Audi para a compra de monitores de respiradores.

AEN

Nenhum comentário: