Laranjeiras - Secretaria de educação vai disponibilizar atividades pedagógicas para os alunos da rede municipal - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Laranjeiras - Secretaria de educação vai disponibilizar atividades pedagógicas para os alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira, 7, conteúdos e atividades pedagógicas para os mais de 3.860 alunos, das 13 escolas e 9 CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil) de Laranjeiras do Sul. Os materiais serão entregues aos pais ou responsáveis de alunos do Infantil e do 1º ao 5º ano, nas próprias instituições de ensino, em dias e horário determinados por cada estabelecimento, para evitar a aglomeração de pessoas. Cada escola vai definir o cronograma de entrega do material. 

De acordo com a secretária de Educação, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, o intuito é oferecer atividades que contribuam para o desenvolvimento das crianças e ajudem a diminuir o distanciamento escolar. “As ações serão mediadas pelos professores, equipe de apoio e coordenação pedagógica de cada unidade. A distribuição dos conteúdos acontecerá a cada 15 dias e as atividades estarão de acordo com cada série e poderão ser desenvolvidas em casa, com a supervisão dos pais”, explicou a secretária. 

Outra ferramenta que a secretaria de educação está colocando à disposição dos alunos, é o link do YouTube, com videoaulas do programa Aprende em casa Brasil, com aulas de todos os componentes curriculares, atreladas ao Sistema Positivo e vai contribuir com os alunos de Laranjeiras do Sul, nas atividades não presenciais. Confira os links: 



Para regulamentar as atividades, foi publicada nesta quarta-feira, 6, a resolução 001/2020, estabelecendo o regime especial de atividades escolares não presenciais, para fins de cumprimento do calendário letivo do ano de 2020, definido essencialmente pela manutenção das atividades pedagógicas sem a presença de estudantes e professores nas dependências escolares, no âmbito da rede pública municipal de ensino de Laranjeiras do Sul. Os dias de suspensão das atividades escolares compreendidos entre 18 a 31 de março de 2020, serão considerados como antecipação do recesso escolar do mês de julho de 2020. Já os dias de suspensão a partir do dia 1º de abril, por tempo indeterminado, serão repostos, através de atividades não presenciais, de acordo com determinação da Secretaria Municipal de Educação.

O regime especial de atividades escolares não presenciais em Laranjeirs do Sul, atenderá ao Ensino Fundamental, incluindo-se EJA e Educação Especial. Para a faixa etária de 0 a 3 anos serão encaminhadas instruções e sugestões de atividades aos pais. Para a faixa etária de 4 e 5 anos serão encaminhadas atividades impressas conforme carga horária semanal, sendo está etapa obrigatória e posteriormente analisada para validação desta reposição. Já para o Ensino Fundamental, até que haja uma normatização por órgãos superiores, deverão ser propostas atividades não presenciais seguindo a organização curricular, que garantam a carga horária semanal 20 (vinte) horas, observando-se o ano/série e atingindo 100% dos estudantes dessa etapa.

O material encaminhado deverá ser estudado pelo aluno, com auxílio dos responsáveis, de acordo com o prazo estabelecido pela instituição de ensino, com a respectiva devolutiva dos trabalhos aos professores para contabilização de frequência e análise do resultado obtido. As atividades deverão ser devolvidas na escola para a correção dos professores. 

Nenhum comentário: