Ter rinite aumenta o risco de contrair o novo coronavírus? Especialista explica - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Ter rinite aumenta o risco de contrair o novo coronavírus? Especialista explica

Você tem rinite? Se sim, com certeza já questionou sobre a relação dessa inflamação alérgica com o novo coronavírus, pois a rinite é caracterizada por sintomas nasais (coriza, coceira e obstrução) semelhantes aos do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em entrevista ao portal 'O Dia', o otorrinolaringologista Alexandre Colombini, da Cia da Consulta, explicou se quem tem rinite corre mais risco de contrair o Covid-19. “A primeira coisa que a gente precisa entender é que a rinite não tem relação com a infecção viral”, alertou o médico.
Foto: reprodução / Pixabay
Alexandre Colombini explicou que, nesse caso, “o risco das pessoas que têm rinite em relação a essas infecções é justamente os sintomas. Ele faz com que a pessoa, caso esteja infectada, possa espalhar o vírus mais facilmente durante uma crise alérgica pela questão dos espirros, por exemplo”.

“Por outro lado a pessoa que não está contaminada e está numa crise alérgica, ela pode correr mais riscos devido à tendência de coçar muito o nariz, de coçar o olho… Isso pode levar o vírus que está na mão desse paciente para o rosto e facilitar o contágio através dessa manipulação”, pontuou Colombini ao 'O Dia'.

Ainda durante a entrevista, o otorrinolaringologista reforçou que as medidas preventivas são as mesmas para as pessoas que têm rinite. Evitar sair de casa e manter os cuidados com higiene.

Fonte:https://www.ibahia.com/

Nenhum comentário: