Pinhão – Prefeito Odir Gotardo reforça que isolamento social é a melhor maneira para conter o Coronavírus, mas permite reabertura do comércio desde que haja medidas de prevenção - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Pinhão – Prefeito Odir Gotardo reforça que isolamento social é a melhor maneira para conter o Coronavírus, mas permite reabertura do comércio desde que haja medidas de prevenção

INFORME PUBLICITÁRIO

O decreto 090/2020 publicado na tarde de terça-feira, 07 de abril permite que o comércio local possa voltar com suas atividades, desde que sejam adotadas todas as medidas de segurança. A decisão ocorreu após uma reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Covid-19, que é composto por representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, da ACIAP e de profissionais da Saúde e da Assistência Social.

De acordo com o Prefeito Odir Gotardo essa medida pode ser revogada de acordo com os boletins epidemiológicos ou então conforme o comportamento das pessoas e dos estabelecimentos comerciais, os quais precisam ter consciência dos riscos que todos correm neste momento.

“Sem duvidas que o isolamento é a melhor medida para conter este vírus, portando as pessoas devem sair de casa somente em caso de extrema necessidade. Nós também entendemos que é necessário de alguma forma manter a economia e agora vamos avaliar como será o comportamento do comércio e da comunidade, sendo possível revogar essa decisão a qualquer momento, inclusive levando em conta os boletins epidemiológicos dos próximos dias”.

Nos dias 31de março e 01 de abril o comércio foi autorizado a realizar atendimentos de caixa, e grande parte dos estabelecimentos respeitaram as normas de combate ao coronavírus. A reabertura do comércio será rigorosamente fiscalizada, mas é importante destacar que as pessoas também precisam adotar os cuidados necessários.

Em resumo, a reabertura do comércio não significa que as pessoas podem voltar a normalidade. Para o Secretário de Saúde, a comunidade deve continuar seguindo as orientações repassadas por profissionais de saúde do mundo todo.

“Utilizar as máscaras caseiras, evitar aglomerações respeitando a distância mínima de segurança e exigir álcool dos estabelecimentos comerciais, são algumas medidas que as pessoas devem tomar ao necessitar sair de casa. É importante lembrar que ao retornar para a residência, cuidados como higienizar as mãos, retirar os sapatos e trocar as roupas também são essenciais. Higienizar os veículos e os produtos adquiridos no comércio são medidas serem adotadas, e de forma alguma deve-se tocar com as mãos nos olhos, no nariz ou na boca”.

Acompanhe o conteúdo do Decreto aqui.


Prefeitura de Pinhão




Nenhum comentário: