Comércio de Porto Barreiro reabriu com orientações de medidas de prevenção ao Coronavírus. - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Comércio de Porto Barreiro reabriu com orientações de medidas de prevenção ao Coronavírus.


O decreto 090/2020 publicado na tarde de terça-feira, 07 de abril permite que o comércio local possa voltar com suas atividades, desde que sejam adotadas todas as medidas de segurança. A decisão ocorreu após uma reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Covid-19, que é composto por representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, da ACIAP e de profissionais da Saúde e da Assistência Social.

De acordo com o Prefeito Odir Gotardo essa medida pode ser revogada de acordo com os boletins epidemiológicos ou então conforme o comportamento das pessoas e dos estabelecimentos comerciais, os quais precisam ter consciência dos riscos que todos correm neste momento.

“Sem duvidas que o isolamento é a melhor medida para conter este vírus, portando as pessoas devem sair de casa somente em caso de extrema necessidade. Nós também entendemos que é necessário de alguma forma manter a economia e agora vamos avaliar como será o comportamento do comércio e da comunidade, sendo possível revogar essa decisão a qualquer momento, inclusive levando em conta os boletins epidemiológicos dos próximos dias”.

Nos dias 31de março e 01 de abril o comércio foi autorizado a realizar atendimentos de caixa, e grande parte dos estabelecimentos respeitaram as normas de combate ao coronavírus. A reabertura do comércio será rigorosamente fiscalizada, mas é importante destacar que as pessoas também precisam adotar os cuidados necessários.

Na tarde desta terça feira (07) o Governo Municipal juntamente com a Equipe de Enfrentamento ao COVID-19 em Porto Barreiro, reuniu-se com os representantes do comércio locar para repassar as orientações de flexibilidade na reabertura dos mais variados segmentos.
A Enfermeira Andressa Pandini do Comitê da Dengue e do Grupo de enfrentamento ao Covid-19 repassou diversas orientações para os comerciantes, destacando a questão do distanciamento entre as pessoas em locais que possam formar filas de espera. “Toda a equipe de enfrentamento estará realizando monitoramento destes locais com objetivo de manter todos os cuidados no combate ao coronavírus, sobretudo é importante lembrar que outra preocupação está relacionada a dengue. Importante nesse momento de quarentena cada munícipe verificar em volta de suas casas e eliminar qualquer criador de mosquito”, enfatiza.
A prefeita Marinez Crotti lembrou que as ações estão sendo realizadas no município com bastante intensidade no combate ao COVID-19, e a parceria e compreensão por parte do comércio e da sociedade num todo, é de extrema importância.
“Assinamos um decreto com as orientações e cada comerciante recebeu um termo de compromisso que será assinado e recolhido por nossa equipe de enfrentamento. Acreditamos nessa parceria com o comércio local e a sociedade no modo geral onde, vamos combater o coronavírus”, pontuou.

Na manhã desta quarta-feira (08), a Secretaria de Saúde divulgou um caso Suspeito de Coronavírus no município. Trata-se de um senhor de 80 anos que está internado, ele não possui histórico de viagens e pertence ao grupo de risco e teve contato com pessoas que vieram de São Paulo, porém seu estado de saúde é estável. Como ele apresentou sintomas de gripe, foi feita a coleta para o teste de covid-19. A família foi orientada em relação ao isolamento domiciliar.




Prefeitura de Porto Barreiro




Nenhum comentário: