Secretaria de Saúde inicia procedimento de monitoramento e prevenção ao Coronavírus (COVID – 19) - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quarta-feira, 18 de março de 2020

Secretaria de Saúde inicia procedimento de monitoramento e prevenção ao Coronavírus (COVID – 19)

INFORME PUBLICITÁRIO

Seguindo as definições do Grupo Condutor do COVID-19 de Pinhão, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta terça-feira, 17 de fevereiro de 2020, os procedimentos de prevenção ao Coronavirús. Tendas estão sendo montadas na entrada das unidades para efetuar uma triagem com os pacientes e encaminhar situações que possam ser consideradas suspeitas ao COVID – 19.

Os procedimentos seguem o protocolo da Organização Municipal da Saúde, como por exemplo, uso de álcool gel, medição da temperatura e verificação de sintomas.

A coordenadora da atenção primária, Muriel Bueira, fala da importância da conscientização das pessoas para evitar o avanço da doença.

“Estamos executando medidas de proteção para evitar o avanço do Coronavírus, mas para isso a população precisa colaborar seguindo todas as orientações que estamos divulgando em diverso meios de comunicação”.

As medidas gerais de prevenção que devem ser orientadas à população
Lavar as mãos a cada duas horas ou sempre que necessário (ex: após espirrar);
Sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar e de preferência com lenço descartável;
Utilizar lenços descartáveis para higiene de secreções;
Evitar manusear tocar a mucosa da boca, nariz e olhos;
Evitar uso compartilhado de objetos de uso pessoal (ex: copos, garrafas…)
Evitar lugares fechados e com multidões.
Manter os ambientes ventilados.
Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas da doença (ex: febre e sintomas respiratórios);
Evitar contato com animais silvestres e de fazenda que estão doentes.

 O secretário de Saúde Ivonei Oliveira Lima destaca que a administração municipal está se antecipando segundo a velha logica de que prevenir é o melhor remédio.

“Não podemos esperar que a doença acometa a nossa população, por isso estamos colocando em prática ações que devem amenizar significativamente os impactos da doença”.



Prefeitura de Pinhão

Nenhum comentário: