Pinhão – Campanha de vacinação contra o sarampo tem “Dia D” neste sábado - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Pinhão – Campanha de vacinação contra o sarampo tem “Dia D” neste sábado

INFORME PUBLICITÁRIO

O Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo acontece neste sábado, 15 de fevereiro, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Posto de Saúde Central estará com o setor de imunização vacinando a população entre 9h e 16h30min.

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

O coordenador do setor de imunização do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Samoel Ribeiro, explica que mesmo as pessoas que não tem a carteira de vacinação devem comparece para tomar a vacina.

“Para o Dia D a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as pessoas até 59 anos compareçam ao setor de vacinação do Posto de Saúde Central para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. Para tanto, solicita-se levar o Cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação para conferência. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos”.

De acordo com o Secretário de Saúde Ivonei Oliveira Lima, a participação da comunidade comparecendo nas unidades para tomar a vacina é extremamente importante, pois somete assim é possível evitar a doença.

“A Secretaria de Saúde está agindo de forma preventiva com relação ao Sarampo ao promover a mobilização, pois a vacinação é a única forma de garantir a proteção contra a doença. Contamos com a colaboração da população comparecendo para se imunizar”.

Prefeitura de Pinhão

Nenhum comentário: