Coronavírus: paciente está em isolamento em Cascavel - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Coronavírus: paciente está em isolamento em Cascavel

A secretaria de Saúde de Cascavel informou que monitora três casos de moradores suspeitos de coronavírus.

As pessoas tem entre 30 e 39 anos e chegaram em Cascavel no dia 25 de fevereiro, última terça-feira. Eles viajaram para Europa e Ásia com histórico de trânsito por Malásia, Bangkok, Suíça e Itália (Milão).

Na noite do dia 26 (quarta) a paciente de 39 anos teve dor de garganta. No dia 27 (quinta) febre de 37,8°, sensação de estado gripal e dor de garganta, segundo descreveu.

A moradora fez contato telefônico com a Secretaria de Saúde que o orientou a ficar isolamento domiciliar e tomar as medidas preventivas necessárias.

Nesta sexta-feira (28) o paciente passou por consulta médica e a coletou secreção naso e orofaringe para encaminhamento ao LACEN em Curitiba para análise.

O caso está sendo monitorado permanentemente pela equipe da Vigilância Epidemiológica e pelo COE, e as pessoas envolvidas estão todas orientadas. A paciente foi encaminhada novamente para isolamento domiciliar e apresenta ótimo estado de saúde com pico febril isolado. Novas medidas serão adotadas apenas após o resultado dos exames.

Situação dos casos: Dados da Organização Mundial de Saúde- OMS, indicam quem 80% dos casos que apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, porém, são os mais afetados. No Brasil, existe apenas 01 (um) caso confirmado da doença, no estado de São Paulo.

Quais são os sintomas: Febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, corrimento nasal e diarreia.

Como se proteger: Lave as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão, e cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar.

Quando procurar um médico: Caso apresente sintomas ou, mesmo sem apresenta-los, se esteve em contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos países: China, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura (atualizado até 28/02/2020).

COE -Centro de Operações de Emergências para o enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19).

Fonte:CATVE

Nenhum comentário: