Alunos Recebem premiação pelo Projeto Crotalára em Porto Barreiro. - Cantu em Foco - O maior site de notícias online da região Cantu no Paraná

Últimas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Alunos Recebem premiação pelo Projeto Crotalára em Porto Barreiro.


Na noite desta quarta-feira (18) A Secretaria de Saúde em Parceria com a Secretaria de Educação e Agricultura, realizaram a entrega da Premiação aos alunos participantes do Projeto Crotalária em Porto Barreiro. Esse projeto foi uma iniciativa do Comitê Gestor Municipal de Enfrentamento a Dengue, Zica e Chikungunya, com o apoio da administração municipal.

Com bases em diversas experiências exitosas do uso da planta no combate a dengue em outros estados e municípios, a planta vem sendo utilizada frequentemente nas cidades com esta finalidade.

A Crotalaria juncea é uma leguminosa subarbustiva que produz flores de cor amarelada que atraem libélulas, estas por sua vez, são inimigas naturais do Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  Além da predação natural do mosquito adulto, as libélulas, assim como o Aedes também depositam seus ovos na água parada e na fase larvária, as larvas também predam as larvas do mosquito transmissor da dengue.

Este tem por objetivo:

Incentivar os alunos em idade escolar a participar do trabalho de combate a Dengue;

Envolver a família nas ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti;

Estimular o plantio das mudas nas residências.

Promover o fortalecimento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti, por meio da parceria com as Secretarias, Governo Municipal e população em geral;

Contribuir com a diminuição da incidência do mosquito Aedes aegypti por meio do controle biológico.



O Projeto se deu em 5 etapas:

Reunião prévia com os pais para explicar a finalidade do projeto;

Entrega das mudas nas escolas;

Produção de desenhos e produção de texto/poesia nas escolas;

Seleção dos trabalhos pela Comissão Organizadora do projeto;

Visita na residência dos selecionados pra verificação de focos, estando tudo em conformidade com o esperado, encaminha-se para a premiação;

Os alunos participantes do projeto representaram as seguintes escolas;  Joaquim Gonçalves, Cândida Oliveira Luz, Padre Antônio Galo e Escola Irmã Inês Vailatti.

A Secretária de Saúde Ednilce Rodacki aproveitou para agradecer as parcerias por meio do projeto, sobretudo a colaboração e incentivo dos pais.





Prefeitura de Porto Barreiro

Nenhum comentário: