Governo busca novas tecnologias para gestão de trânsito - Cantu em Foco - O seu site de notícias da Cantu

Últimas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Governo busca novas tecnologias para gestão de trânsito

Conhecer tecnologias utilizadas para o controle e gestão de trânsito e novas alternativas em mobilidade que possam ser aplicadas nas cidades paranaenses é um dos interesses da missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A comitiva visitou nesta terça-feira (19) o Centro de Gestão de Tráfego de Valência, responsável pelo gerenciamento de uma rede viária de 300 quilômetros de extensão e que conta com aproximadamente 500 mil veículos.
O centro é gerenciado pelo grupo ACS, o mesmo da central de regaseificação de Porto de Segunto (que a comitiva também visitou nesta terça-feira). O local faz a gestão integral do tráfego da cidade espanhola, organizando a circulação de todos os usuários da via pública, incluindo pedestres, motoristas, motociclistas e o transporte coletivo.
“São tecnologias voltadas para uma cidade inteligente, que facilita a vida do usuário e alia a mobilidade à sustentabilidade, já que reduz atrasos e também a emissão de gases pelos automóveis”, disse o governador. “Conhecer projetos como esse nos dá a ideia do que queremos para as cidades paranaenses e o que temos como horizonte quando pensamos em um estado inovador”, ressaltou.
São cerca de 750 câmeras espalhadas pela cidade e mais de mil pontos de semáforos, gerenciados por um sistema centralizado que permite regular os semáforos em tempo real e adequá-los às condições do trânsito.
MODIFICAR O TEMPO - Pela central, é possível modificar o tempo de cada acesso, o ciclo semafórico e a sincronização entre diferentes cruzamentos, para evitar congestionamentos em algumas vias enquanto sobra tempo em outras.
Com isso, é possível reduzir a espera e aumentar a velocidade de circulação. O Centro de Gestão de Tráfego também conta com um sistema de emergência, que funciona automaticamente em caso de falha do sistema centralizado.
AEN

Nenhum comentário: