Engenheiros da região de Guarapuava participam da Semana de Ética em Curitiba - Cantu em Foco - O seu site de notícias da Cantu

Últimas

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Engenheiros da região de Guarapuava participam da Semana de Ética em Curitiba

Ao longo desta semana, o Crea-PR está promovendo a 2ª Semana de Ética do Conselho, com o tema ‘Ética ontem, hoje e sempre’. Engenheiros da região de Guarapuava estão participando do evento em Curitiba e debatendo o tema junto com Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, representantes de Instituições de Ensino, Presidentes e Diretores de Entidades de Classe, autoridades do Sistema Confea/Crea, estudantes e demais inscritos. “A comissão da Regional de Guarapuava está participando ativamente, apresentando ações aos demais profissionais do Estado e, além disso, também divulgamos o Código de Conduta Profissional do sistema Confea/Crea. Compreendemos a importância desse evento que nos propõe a reflexão, a responsabilidade profissional e exalta a preocupação do Crea em orientar da melhor forma possível seus profissionais para a conduta ética”, afirmou o gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Thyago Giroldo Nalim.
Na Regional Guarapuava, ações pontuais também são promovidas com o intuito de instigar o debate, a reflexão e o compromisso com a ética na profissão. “Promovemos palestras em nossas quatro inspetorias, com nossa equipe de Inspetores, Conselheiros e Entidades de Classe, que nesta semana estão intensificando as ações de orientações junto aos profissionais que representam. Fizemos também um treinamento com nossa equipe de funcionários, para discutir e orientar a equipe para ações de orientação e fiscalização do Crea-PR e, além disso, também envolvemos os acadêmicos dos cursos de Engenharias do Centro Universitário de União da Vitória através de palestras sobre o Sistema Confea/Crea e Atuação Profissional com Ética”, explicou Thyago.
O Crea-PR é o Crea com a maior quantidade de julgamentos de processos éticos no país, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União). Atualmente, o Conselho possui 488 processos éticos contra profissionais em aberto. Diante desse cenário, o Coordenador da Comissão de Ética Profissional, Engenheiro Eletricista André Gomes, comentou o motivo do afinco do Crea-PR com relação a ética. “Quando um egresso dos cursos afetos ao Sistema, submetido às regras dos Conselhos Regionais, recebe a carteira de identidade profissional, mesmo sem algumas vezes ter absorvido a noção da responsabilidade perante a sociedade, passa ser signatário nato do Código de Ética Profissional e do Regulamento para Condução do Processo Ético Disciplinar”, pontuou André.
Conforme o Presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o Conselho busca a ética todos os dias, tanto nas fiscalizações que realiza, quanto nos serviços que oferece. “Discutir este assunto por meio da nossa Comissão de Ética e deste evento, além de nos dar muito prazer, faz parte da nossa missão de valorizar as profissões e seu exercício ético. Mais do que coibir ações antiéticas queremos trabalhar em prol de uma cultura profissional de excelência onde a ética esteja intrínseca e as relações comerciais sejam, portanto, baseadas no respeito e honestidade”, afirmou o Presidente.

Nenhum comentário: