Sesa e municípios do Centro-Oeste redefinem acordo sobre Consórcio do Centro de Especialidades - Cantu em Foco - O seu site de notícias da Cantu

Últimas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Sesa e municípios do Centro-Oeste redefinem acordo sobre Consórcio do Centro de Especialidades

Uma reunião na manhã desta quarta-feira (2), em Curitiba, possibilitou a reformulação do acordo de funcionamento do consórcio que irá gerir a administração do Centro de Especialidades, com sede em Guarapuava. No encontro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu a proposta apresentada por secretários de saúde e prefeitos dos municípios da região. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, esteve representando Laranjeiras do Sul na reunião. 

Durante o encontro, a Sesa e os municípios acordaram que o Estado irá se retirar do Consórcio, mas firma o compromisso de fazer o repasse de R$ 550 mil ao mês, de forma a aportar recursos fundamentais para também assegurar o funcionamento efetivo do Centro. A administração do Centro de Especialidades e demais despesas serão rateadas entre os 20 municípios da região. O novo acordo permitirá a realização de 12 mil consultas/mês. 

No dia 11 de novembro, o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, participará de uma assembleia em Guarapuava, às 14h, na sala de reuniões do Centro, para deliberação da saída do Estado do Consórcio. A previsão é que, a partir da reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, o Centro de Especialidades seja aberto no primeiro trimestre de 2020. 

“Sabemos da grande demanda que a região possui na área de saúde e o quanto o funcionamento do Centro de especialidades é esperado e fundamental. O consórcio vai começar a atender em 2020 com sede em Laranjeiras do Sul, Pitanga e em Guarapuava. Nós vamos aumentar em 50 por cento a mais do que tem em hoje em oferta de consultas e exames. Trata-se de um grande avanço para a região e para Laranjeiras do Sul”, afirmou Scarpari.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: