Laranjeiras do Sul recebe na quarta-feira (9) a caravana do Paraná Rosa - Cantu em Foco - O seu site de notícias da Cantu

Últimas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Laranjeiras do Sul recebe na quarta-feira (9) a caravana do Paraná Rosa

Com o objetivo de levar ações de prevenção e promoção do cuidado integral à saúde das mulheres, o Paraná Rosa, vai estar em Laranjeiras do Sul, na quarta-feira, dia 9 de outubro. A ação é da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça Família e Trabalho, e visa chamar a atenção da mulher paranaense para o cuidado integral com a saúde e rastreamento do câncer de mama e do colo de útero.

A campanha, vai passar por 43 municípios do Estado, sendo um deles Laranjeiras do Sul, levando ações de prevenção e promoção do cuidado integral à saúde das mulheres. Durante o evento em Laranjeiras do Sul, serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de pressão arterial, glicemia, agendamento de mamografias, coleta do preventivo de colo de útero e orientações com equipes multidisciplinares sobre os cuidados em todas as fases da vida da mulher.

ROTINA SAUDÁVEL
O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças. A campanha Paraná Rosa foi idealizada e apadrinhada pela primeira-dama e contará com ações das Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho. Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano. 

NÚMEROS
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná no ano passado. Até de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias e 295.676 exames preventivos de colo de útero. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

SERVIÇO
Data: quarta-feira (9 de outubro)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Praça José Nogueira do Amaral

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: