Trilhas do Conhecimento são oportunidade para quem busca respostas práticas sobre negócios - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Trilhas do Conhecimento são oportunidade para quem busca respostas práticas sobre negócios

Plataforma do Sebrae/PR oferece aprendizado gratuito com os temas MEI, vendas, finanças e marketing
Para auxiliar empreendedores e empresários a sanar as dúvidas mais recorrentes no dia a dia dos negócios, o Sebrae/PR disponibiliza uma plataforma na internet com informações gratuitas em formato de vídeos curtos, planilhas, check list, entre outros, que podem ser aplicadas imediatamente na empresa. Trata-se das Trilhas do Conhecimento, plataforma com soluções prática em um único lugar.
A consultora do Sebrae/PR, Adriana Schiavon, explica que o projeto foi pensando com base nas principais dúvidas apresentadas por empreendedores e empresários à central de atendimento do Sebrae/PR. No ranking das mais frequentes, aparecem as relacionadas a figura jurídica do microempreendedor individual, finanças, vendas e marketing.
“Percebemos incertezas sobre como fazer para vender mais, prospectar clientes e a como gerir as finanças, entre outras. A ideia é ajudar esses empresários em momentos de entrave”, comenta a consultora.
De acordo com Adriana, como nem todos dispõem de tempo para participar de cursos presenciais, a praticidade foi priorizada na plataforma. Podendo ser realizadas a qualquer momento e de qualquer lugar, as trilhas têm duração que varia entre 25 minutos e 2 horas, com vídeo e materiais complementares. “Avaliamos os temas e subtemas, preparamos o conteúdo e validamos em workshops presenciais com cerca de 400 participantes, antes de partirmos para plataforma”, conta Adriana.
Ao assistir ao vídeo com dicas sobre finanças, por exemplo, o usuário pode clicar sobre o tema “fluxo de caixa” e baixar uma planilha pronta para ser aplicada na empresa. O Sebrae/PR sugere uma sequência de aprendizado, mas os empresários podem acessar os materiais da forma que preferirem.
Os vídeos foram gravados com especialistas do Sebrae/PR e estão disponíveis os temas “Tudo sobre o MEI”, “Gestão financeira”, “Gestão em vendas” e “Guia de marketing para pequenos negócios”, em sete trilhas.
Patrícia Ferreira, de Cascavel, acessou o conteúdo sobre vendas. Além de trabalhar em uma revendedora de peças de caminhão, ela passou a atuar como consultora autônoma de uma marca de cosméticos. “Lidava praticamente só com o público masculino e agora preciso aprender sobre o público feminino, por isso surgiu a necessidade de entender melhor os perfis dos consumidores e busquei nas trilhas esse apoio”, diz Patrícia.
Já o líder da área de expedição de uma distribuidora em Maringá, Jhonatan Adriano da Silva, tem acompanhado os conteúdos de todas as trilhas. “É uma necessidade aprimorar a habilidade empreendedora para pensarmos outras possibilidades, seja no trabalho ou como empresário. Um dos meus objetivos é que a distribuidora alcance novos mercados”, conta.
Cada trilha tem cerca de 10 lições, com direito a certificado no final. Segundo Adriana, a plataforma já registrou a conclusão de 1200 lições. Para participar, basta acessar o sitesebraepr.com.br/trilhas.