Cantu

PINHÃO: Donos da casa faturam 19 medalhas no xadrez

Nesta segunda-feira (17), foi a vez do competidores do xadrez convencional conhecer os novos campeões da competição em grupo. Ao todo, nove escolas disputavam o primeiro lugar e a classificação para a macrorregional do 66° Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que acontece São Mateus do Sul.
Em dia de xeque mate, os rei foi alvo principal da partida que definiu os melhores pelas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos no masculino e feminino, mas quem levou a melhor foram os times de Pinhão, Guarapuava e Reserva do Iguaçu.
O Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha, categoria 12 a 14, obteve a melhor pontuação entre todas as categorias que disputaram hoje no convencional, somando 14.4 de pontos obtidos durante a partida que durou 1h30 minutos. Na sequência da melhor pontuação e que garantiu ouro, foi o Colégio Expressão, de Pinhão, com 14 pontos.
1
Enxadristas concentrados em busca do ouro . FOTO: Gabriel Bukalowski/ COM JEPS
O ouro do masculino 12 a 14 anos foi para o Colégio do Campo de Palmeirinha, já o Colégio Expressão garantiu a medalha de prata e quem ficou com o bronze foi o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas. No Masculino 12 a 14 anos o ouro estava garantido para o Colégio Expressão, dos donos da casa. O time de Palmeirinha levou prata e Procópio bronze.
Já as meninas da categoria 12 a 15 anos do Colégio Estadual de Palmeirinha conquistaram mais um ouro, já o times da casa do Colégio Estadual Santo Antonio levou prata para casa e na sequência bronze para o Colégio Procópio, de Pinhão.  Na categoria 15 a 17 anos, apenas dois colégios disputavam o primeiro lugar e quem conquistou o pódio foi o Colégio Estadual Engenheiro Michel Reydams, de Reserva do Iguaçu e a prata ficou para as candoianas do Colégio Estadual do Campo Anastácia Kruk.
2
A duração do xadrez convencional pode chegar a 2 horas de parida. FOTO: Gabriel Bukalowski/ COM JEPS
Xadrez relâmpago e rápido
No último sábado (15), as primeiras medalhas de ouro apareceram para os atletas que disputaram o xadrez relâmpago e rápido. Quem conquistou a maioria dos ouros foram as equipes de Pinhão com sete medalhas: quatro de ouro, uma de prata e duas de bronze. A liderança ficou por conta do atleta João Henrique Antonichen, do Colégio Expressão pela categoria 15-17 anos, totalizando 4.5 pontos finais garantindo vaga para a macrorregional.
Destaque por muitos anos, o atleta joga xadrez há seis anos, de lá para cá sempre vem conquistando novas vitórias no tabuleiro. Com três medalhas de ouro no xadrez rápido, relâmpago e convencional, Antonichen sente-se confiante para chegar na final do 66° Jogos Escolares do Paraná. “Jogo xadrez por diversão apenas, sempre gostei de estratégia e do formato do jogo que exige muita atenção e concentração. Agora quero chegar na final e pegar mais um ouro”.
3
João é ouro no xadrez nos jogos relâmpago, rápido e convencional. FOTO: Gabriel Bukalowski/ COM JEPS
Além de João, outros jogadores levam ouro para casa, assim como a atleta Milena Cristina de Lima, do Colégio Estadual Mario Evaldo Morski; Antoni Rafael Tarachuk, do Colégio Expressão e a atleta Anne Elis Ferreira, também do Expressão, todos de Pinhão.
Ainda em destaque, Pinhão levou seis medalhas no xadrez rápido, são elas: quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. A melhor pontuação ficou por conta do competidor Alexandre Gotardo, do Colégio Expressão pela categoria 12 a 14 anos. Outros enxadristas também conquistam o ouro, são eles: Milena Cristina de lima, do Colégio Estadual Evaldo Morski, Anne Elis Ferreira Diniz Ramos e João Henrique Antonichen, ambos do Colégio Expressão.
4
Entrega das medalhas aos competidores. FOTO: Gabriel Bukalowski/ COM JEPS

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Pinhão.
Confira os resultados:

Xadrez relâmpago
Categoria 15 a 17 anos – Feminino
1° Milena Cristina de Lima – Pinhão
2° Camila do Valle – Guarapuava
3° Maria Mieskowicz – Pinhão

Categoria 12 a 14 anos – Feminino
1° Anne Elis Ferreira – Pinhão
2° Kauane Martins Batista – Guarapuava
3° Julia Gonçalves – Guarapuava

Categoria 15 a 17 anos – Masculino
1°  João Henrique Antonichen – Pinhão
2° Matheus Ribeiro dos Santos – Guarapuava
3° Fernando Inocencio – Pinhão

Categoria 12 a 14 anos – Masculino
1° Antoni Rafael Tarachuk – Pinhão
2° Alexandre Gotardo – Pinhão
3° Adream Santos Ferreira – Guarapuava

Xadrez rápido
Categoria 15 a 17 anos – Feminino
1° Milena Cristina de Lima – Pinhão
2° Ana Marielin Czekay – Candói
3° Maria Vitória Mieskowicz – Pinhão

Categoria 12 a 14 anos – Feminino
1° Anne Elis Diniz Ramos – Pinhão
2° Kezia Ramos Lima – Guarapuava
3° Julia Gonçalves – Guarapuava

Categoria 14 a 17 anos – Masculino
1° João Henrique Antonichen – Pinhão
2° Fernando Inocencio – Pinhão
3° Claudio Cesar Marcolino – Guarapuava

Categoria 12 a 14 anos – Masculino
1° Alexandre Gotardo - Pinhão
2° Adream Santos Ferreira - Guarapuava
3° Patrick Correa – Guarapuava
Xadrez convencional

Cantu em Foco

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.